quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Poco


Os Poco, formaram-se em Agosto de 1968, tendo como membros iniciais, os guitarristas, Richie Furay e Jim Messina, que haviam deixado os Buffalo Springfield. Os dois, convidaram outro guitarrista, Rusty Young, que tinha tocado slide guitarra em algumas faixas do álbum dos Buffalo Springfield. Este, apresento-os ao baterista George Grantham, que foi logo integrado no grupo, enquanto o baixista, Randy Meisner deixou o seu antigo grupo, para completar o quinteto.

Entre outros musicos que fizeream as audições, mas que foram preterirdos, encontrava-se Gregg Allman.

Chamando-se a si, de "Pogo", (com um "g"), a banda estreou um mês depois, no Fillmore West, abrindo para a Steve Miller Band e Sly & the Family Stone. Após terem rápidamente angariado uma legião de fãs, dada a sua qualidade e o seu reportório, em que se misturava o Rock, com o Folk, e muita Country, foram forçados a mudar o nome da banda, que tinham "roubado" de uma série de banda desenhada de Walt Kelly, com o mesmo nome, quando este autor entrou com uma ação judicial, por usurpação e uso indevido do nome. Foi então que por unanimidade, resolveram passar a chamar-se "Poco", porque soava como o primeiro nome, e ao qual os fãs já se tinham habituado.

Apareceram logo várias gravadoras, a quererem contratar os "Poco", mas Richie Furay tinha contrato com a Atlantic o que causou,alguns problemas. A banda acabou por assinar o contrato com a Epic Records em 1969, altura em que Graham Nash entrou para a Atlantic, aonde viria a gravar com Crosby, Stills and Nash.

Quando o grupo se preparava para gravar o seu primeiro álbum, o baixista Randy Meisner anunciou que estava de saída, para se juntar á banda de Rick Nelson, a Stone Canyon Band. Randy, viria ainda a fazer parte da bnada de Linda Ronstadt, os Stone Ponys, antes de ir completar o grupo de músicos fundadores dos Eagles, em 1971.

Os Poco continuaram como quarteto, e lançaram o seu primeiro álbum, "Pickin 'Up the Pieces", que vendeu mais de 100.000 cópias. Foi então que voltaram a chamar Timothy B. Schmit, que originalmente fizera o teste para a banda, mas que tinha sido preterido, por Meisner.

Os cinco membros dos Poco, em seguida, gravaram um LP homónimo e um álbum ao vivo chamado "Deliverin".

Jim Messina abandona o grupo nesta altura, dizendo que estava cansado das tournês demasiado agitadas para ele. Viria a fazer grande sucesso quando se juntou com Kenny Loggins para formar um dos duos mais populares da década de setenta, "Loggins E Messina".

Messina foi substituído pelo guitarrista Paul Cotton, que participou nos três álbuns mais vendidos dos Poco.

Richie Furay acabou também por sair depois de "Crazy Eyes", em 1973.
Juntou-se com Chris Hillman, ex Byrds e J.D. Souther, e formaram a pedido de David Geffen, então director da Asylum Records, a "The Souther-Hillman-Furay Band" super banda de Country Rock, que foi um nado morto, e que após o lançamento de "Fallin' in Love" em 1974,
que atingiu o No. 27, nas listas de vendas dos USA, e de "Trouble in Paradise" em 1975, que atingiu a modesta 38ª posição na Bilboard, separaram-se. Furay, ainda manteve por uns tempos auma carreira a solo, mas acabou por se virar para a religião, e por ai ficar.

A partida Furay foi um revés, para os "Poco", que já tinham gravado quatro álbuns até 1977. Em Janeiro de 1978, o baterista George Grantham deixou a banda.

Com Rusty Young como o único membro original, a banda lançou um álbum intitulado "Legend", que subiu até o número 14 na lista de álbuns da Billboard Hot 200.

O grupo agora formado pelo teclista Kim Bullard, juntamente com um casal de ingleses, Steve Chapman e Charlie Harrison, que tinham tocado juntos durante oito anos com Leo Sayer e Al Stewart. Esse foi o line-up que, finalmente, encontrou o sucesso comercial em 1979, com "Crazy
Love" e "Heart Of The Night", ambos foram top vinte.

Infelizmente, Poco rapidamente decaiu, dadas as fracas vendas dos álbuns subsequentes e iniciaram um lento declínio até à sua dissolução em 1984.

Em 1989, o line-up original dos Poco - Furay, Messina, Young, Grantham e Meisner, foi re-formada, para a gravação de um álbum de grande sucesso chamado "Legacy", e que produziu dois Top Quarenta: "Call It Love" (# 18) e "Nothin 'To Hide" (# 39).

O grupo voltou á estrada em 1990, mas as tensões antigas, desmotivaram Furay que voltou ao seu ministério, na sua igreja em Boulder, Colorado.

Várias formações dos "Poco", voltaram a excursionar durante os anos 90 com novos membros entrando e saindo, mas no início de 2000, Paul Cotton, Rusty Young e George Grantham acabaram por ficar juntos novamente,com Jack Sundrud.

Na primavera de 2003, esta nova versão dos Poco lançou "Running Horse", o seu primeiro álbum de originais em 13 anos, que originou uma série de espectaculos, no entanto, o álbum, não conseguiu gerar muito interesse e não chegou a entrar na lista de vendas de LPs, Billboard Hot 200, o que acabou por ditar o fim desta banda.


Sem comentários: