Mais de 40 anos depois da sua última tournée, os Buffalo Springfield, banda norte-americana de folk rock de vida curta mas de grande influência na cena musical da época, e que serviu de plataforma de lançamento para as carreiras de Neil Young, Stephen Stills, Richie Furay e Jim Messina,vão reunir-se para uma série de espectáculos a realizar pelos USA, ainda este ano. A novidade foi dada por David Crosby ao site da revista norte-americana "Rolling Stone".
Após a sua formação, em Abril de 1966, aconteceram uma série de mudanças nos elementos da banda, devido a disputas internas, e que culminou na sua dissolução após curtos 25 meses de vida. Deixaram no entanto clássicos como, "For what it's worth" e "Mr. Soul" e abriram portas a outras formações da área do folk rock, tais como os Byrds, os Poco, e posteriormente, aquando de algumas mudanças nos Byrds, aos Flying Burrito Brothers.
Os ex-integrantes da banda, já se tinham reencontrado com Richie Furay, o outro membro sobrevivente original, em Outubro do ano passado. Na ocasião, o grupo apresentou-se no Bridge School Benefit Concert, na Califórnia espectáculo promovido por Neil Young em benefício da referida escola, que acolhe, e trata de crianças com paralisia cerebral.
“Não cheguei a vê-los ao vivo, mas vi alguns vídeos dessa apresentação. Richie aparece muito feliz no palco, e é uma energia revigorante ve-los assim. Foi ele quem realmente provocou esta reunião. Acho que foi uma experiência espectacular para Neil e Stephen. Sei que eles vão tocar em outras datas durante o Outono. Pessoalmente, gostaria de os ver. É uma das minhas bandas preferidas”, declarou Crosby à publicação.
Empolgado com a ideia, Crosby, ainda sugeriu outra reunião que, na sua opinião, tornaria o reencontro ainda mais especial.
"Gostaria de poder fazer o mesmo com os Byrds", disse, referindo-se à sua antiga banda. "Seria o meu sonho. Mas não vai acontecer. E por quê? Porque Roger McGuinn, o cantor, guitarrista e compositor, não está receptivo a essa ideia. É muito feliz em ser só um cantor folk. E quer continuar assim", lamentou.
Os Byrds separaram-se em 1973, mas McGuinn, o baixista Chris Hillman e o próprio Crosby realizaram uma série de shows entre 1988 e 1990. Gravaram quatro músicas novas para uma caixa de CDs da banda em 1990 e foram homenageados no Hall da Fama do Rock no ano seguinte — Gene Clark e Michael Clarke, os outros dois músicos da formação original, faleceram em 1991 e 1993, respectivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário