sábado, 12 de fevereiro de 2011

Manassas de Stephen Stills, Chris Hillman e Cia.

Liderados por Stephen Stills, com Chris Hillman (The Byrds, Flying Burrito Brothers), Paul Harris ( BB King, Eric Anderson), Joe Lala (Blues Image), Al Perkins (Flying Burrito Brothers), Calvin "Fuzzy" Samuels (Crosby, Stills, & Nash) e Dallas Taylor (Crosby, Stills & Nash), Manassas foi uma das bandas mais talentosos da música da década de 70. Misturando musica latina, rock, blues, country, folk e bluegrass, foram um dos grupos mais versáteis da história da musica americana.

Formada em 1971, depois de se conhecerem em estúdio durante as gravações do terceiro álbum de Stephan Stills, a química entre os músicos era tão intensa que em pouco tempo constituiram uma banda completa em todos os sentidos.

Com um álbum completo, gravado no Criteria Studios em Miami, o grupo ainda não tinha nome. No entanto, e apesar disso embarcaram numa pequena tournée. Numa estação de comboios, em Manassas, Virginia, USA, tiraram, uma foto do grupo sob o telheiro da estação de Manassas, o que deu origem ao seu nome e, convenientemente, esta foto, ficou sendo a capa do seu primeiro álbum.

Uma das tournées dos Manassas levou-os até Paris, em Março de 1972. Ai, Stills encontrou a cantora e compositora francesa,Veronique Sanson. com quem se casou no ano seguinte, e em 18 de Abril de 1974, tiveram o seu primeiro filho, Chris Stills, que viria a ter uma carreira musical, e tendo inclusive acompanhado os seus progenitores, em diversas ocasiões.

Stills, Lala, juntamente com Kenny Passarelli, que viria a integrar os Manassa, participaram, em 1974, na gravação de "Le Maudit", de Véronique.

Durante o ano de 1973, além da sua agitada agenda de espectáculos, a banda teve o tempo de estúdio igualmente bastante ocupado, produzindo um novo álbum de canções. Infelizmente, os resultados não foram tão inspirados quanto os do seu primeiro auto-intitulado trabalho.

Festas, com muitas drogas foram afectando negativamente a qualidade da sua música, e muito do material gravado não foi usado, incluindo uma faixa com Stevie Wonder nos vocais.

Á semelhança da gravação do primeiro álbum que tinha sido feito no Criteria Studios, recorreram aos préstimos do produtor Ron Howard Albert, que frustrado com o comportamento da banda, abandonou a produção, a meio das gravações, as quais seriam concluídas no Colorado e em Los Angeles. No final, Down the Road não foi um álbum muito mau, apenas não chegou a ter o sucesso do seu antecessor.

Um dos factores que contribuiu para o desaparecimento do grupo, foi a sombra sempre presente de CSN e Y . A Atlantic Records não promoveu o álbum Manassas suficientemente, vendo a banda mais como um projecto paralelo ao envolvimento de Stills, na CSN e Y.

Em 1973, na verdade, Crosby, Stills, Nash e Young reuniram-se no Havaí para preparar um novo álbum, mas não deu em nada.

Stills voltou para o Colorado com a intenção de retomar com os Manassas, a partir do ponto que haviam interrompido as gravações, mas era um pouco tarde demais para voltarem a ter a química anterior, e a produzirem algo de qualidade juntos. Taylor estava viciado em heroína e Samuels tinha outros compromissos, tornando-se indisponível. Não querendo desistir, Stills preencheu a vaga com Kenny Passarelli, baixista dos Barnstorm, de Joe Walsh, na curta tournée, que estes dois grupos fizeram juntos.

Esta série de espectáculos foi o canto do cisne dos Manassas, como cada um dos seus membros a sair, para prosseguirem com projectos diferentes.

Hillman tornou-se parte da Banda Souther-Hillman-Furay, enquanto Stills iniciou logo uma temporada a solo, com a banda da sua companheira Veronique Sanson.

Gravaria um álbum a solo logo em seguida, e depois seria a vez dos CSN e Y.

Sem comentários: