quinta-feira, 3 de março de 2011

As Grandes Bandas de Liverpool dos anos 60 - The Searchers

O meu clube favorito em Liverpool foi sempre o Iron Door, porque a Cavern era um local húmido e mal cheiroso. No Iron Door, serviam-se bebidas, tinha tapetes e era sem dúvida o melhor, o mais comfortável clube para se ouvir as bandas da época. Os Beatles eram efevtivamente a banda residente no Cavern, mas era no Iron Door, o unico lugar aonde se podia assistir ás actuações dos Searchers, nos chuvosos e friorentos fins de semana em Liverpool, naquele ano de 1962.

Originalmente, fundada como um grupo de skiffle em Liverpool em 1959 por John McNally e Mike Pender (Michael John Prendergast), a banda teve o seu nome, quando alguns dos elementos fundadores da banda foram assistir ao clássico filme de 1956, The Searchers, protagonizado por John Wayne. Prendergast reivindica que o nome foi idéia sua, mas McNally atribui esta paternidade a Woodbridge, 'Big Ron, o primeiro vocalista do grupo.A discussão ainda se mantém viva e ainda é a causa de permanentes disputas, sobre quem tem o direito a usar o nome.

A banda, enquanto grupo de skiffle, era composto por McNally, com os seus amigos Brian Dolan(guitarra) e Tony West (baixo). Quando estes amigos chegaram á conclusão que não tinham arte nem interesse para continuar a carreira de musicos, e sairam, McNally foi convidar o seu vizinho Mike Prendergast, para se juntar a ele e darem inicio a uma banda mais, pop. Recrutaram Tony Jackson, que tinha uma guitarra baixo feita por ele, bem como o amplificador, ao seu estilo. Joe Kelly foi o escolhido para a bateria. Mas Kelly foi logo substituído por Norman McGarry, e é este line-up, McNally, Pender (como ele logo se tornou conhecido), Jackson e McGarry, que é geralmente citado como o quarteto original.

McGarry também não ficou por muito tempo, e em 1960 o seu lugar foi tomado por Chris Crummey (que mais tarde mudou seu nome para Chris Curtis). Naquele ano Big Ron teve uma audição bem sucedida com a Mecca e optou por uma carreira a solo. Foi substituído por Billy Beck, que mudou seu nome para Johnny Sandon, passando a banda a ser conhecida como Johnny Sandon e os Searchers, e fixando-se, como banda residente no Iron Door.

Sandon deixou a banda em 1961 para se juntar aos Remo Four, em Fevereiro de 1962. O grupo estabilizou-se em quarteto dividindo os vocais entre eles, e assumindo definitivamente o nome The Searchers. Continuaram a tocar no Iron Door,mas faziam de vez em quando actuações na Caverna, e noutros clubes de Liverpool.
Como muitas outras bandas, chegavam a fazer até três shows em diferentes locais numa noite.
E mais uma vez, como muitas outras bandas, rumaram a Hambourg, com um contrato com o Star-Club, de 128 dias, com três apresentações de uma hora por noite,com início em Julho de 1962.

Regressados de Hambourg retornaram ao Iron Door, e foi lá que foram gravados os temas que originaram o contrato com a gravadora Pye Records tendo Tony Hatch como produtor.O seu primeiro single foi lançado nos EUA pela Mercury, o segundo pela Liberty sem sucesso e, em seguida, fizeram um acordo com a Kapp Records, USA, para aí, a companhia distribuir os seus discos.

Hatch tocou piano em algumas gravações e escreveu, "Sugar and Spice", o segundo tema da banda a alcançar o primeiro lugar das listas de vendas, sob o pseudônimo de Fred Nightingale, um segredo que foi escondido aos elementos da banda na época.

Em 1964 a banda excursionou pelos Estados Unidos, fazendo uma actuação no Ed Sullivan Show. Jackson estava descontente com a mudança da banda,que havia trocado os temas de rock and roll, por um som mais suave, mais melódico e sentiu que não estava a receber a devida atenção. Deixou o grupo em Julho de 1964, em ruptura com os outros elementos mudou-se para Londres e formou uma nova banda, "The Vibrations", que tinha um som de órgão como base em vez das doze cordas da Rickenbaker usada "pioneiristicamente" pelos Searchers.
Tony foi substituído por Frank Allen dos Cliff Bennett and the Rebel Rousers.

The Vibrations fez uma tournée pelo Reino Unido com os Hollies, Marianne Faithfull e outros artistas.Lançaram quatro singles pela Pye, mas apenas o primeiro teve algum sucesso. Em 1965 mudaram o nome para The Tony Jackson Group, mas o quarto single também foi um flop, e a Pye, deixou-os cair. Assinaram então contrato com a CBS sem grandes melhorias, e descobriram que não tinham grande aceitação no Reino Unido. Desiludido e sem opções, Jackson deixou o negócio da música em 1966.

Para o fim de sua vida, sofria de diabetes, de doença cardíaca e cirrose do fígado, consequência de uma vida de excessos, sobretudo, consumo de álcool. Jackson morreu em 18 de Agosto de 2003 num hospital de Nottingham.

Sempre admirei Tony Jackson, e sempre pensei que ele era uma figura chave na banda. Tinha uma grande voz, e uma excelente presença de palco. Para mim, Tony foi o "Pete Best" dos Searchers.

Chris Curtis deixou a banda em 1966 e foi substituído por John Blunt, baterista muito influenciado por Keith Moon, mas que por sua vez foi substituído por Billy Adamson em 1970.Em 1967, Curtis formou uma nova banda chamada "Roundabout" com o teclista Jon Lord e o guitarrista Ritchie Blackmore. Embora a participação de Curtis no projecto fosse de curta duração, os "Roundabout" acabariam por ser os Deep Purple no ano seguinte. Curtis escreveu a maioria das músicas da banda,e estava constantemente à procura de canções obscuras para que eles as incluissem no reportório. Muitos dos seus achados eram de lados B, de 45 Rpm,que ele descobria na loja de discos de Brian Epstein, a NEMS, perto da loja de móveis onde ele trabalhava.

Curtis deixou a indústria da música, depois de ter lançado um 45 Rpm, "Agravation", temo de autoria de Tommy Roe, com Jimmy Page, Joe Moretti, John Paul Jones e Vic Flick. Depos, entrou para a Inland Revenue em 1969. Foi uma mudança difícil, mas ele gostava dos seus novos colegas e por lá ficou dezenove anos. Reformou-se antecipadamente em 1988, por motivos de saúde.

Alguns anos depois começou a aparecer semanalmente com os MerseyCats, em espectáculos de beneficiência, no clube Marconi em Huyton, sem nunca tocar os temas dos Searchers .
Chris Curtis faleceu aos 63 anos, a 28 de Fevereiro de 2005.

Com o evoluir dos estilos musicais, os Searchers não conseguiram acompanhar as mudanças, e não tiveram mais nenhum hit. Consequentemente. No entanto, o grupo continuou a fazer espectáculos até á decada de 70, e foram recompensados.
Em 1979, a Sire Records assinou com a banda um contrato para a gravação de dois álbuns: "The Searchers" e "Play for Today" (re-intitulado "Melody Of Love", fora do Reino Unido). Os dois álbums, tiverm uma boa aceitação da crítica, mas não conseguiram chegar á listas das melhores vendas. Deram, no entanto,um óptimo "empurrão á carreira do grupo.

De acordo com John McNally, a banda preparava-se para entrar em estúdio para gravar um terceiro álbum para a Sire Records, quando foram informados que, devido a uma restroturação que a companhia iria sofrer, o contrato tinha sido cancelado.
Mas a realidade,o motivo do cancelamento do contrato, foram as fracas vendas alcançadas pelo segundo álbum, embora os fãs tenham festejado com agrado, o retorno dos Searchers, ao mercado discográfico.

Em 1981, a banda assinou um contrato com a PRT Records (ex-Pye, o selo original) e começou a gravar outro álbum. Mas só foi posto á venda um single, "I Don't Want To Be The One" tendo no lado B,"Hollywood". O resto das faixas seriam incluídas, na compilação de 2004, comemorativa do 40 º aniversário. Logo após o lançamento desta colectânea, Mike Pender deixou o grupo, zangado com os outros elementos, reune um grupo de músicos, a que resolve chamar The Mike Pender Searchers.

McNally e Allan, que ficam na banda, recrutam o ex-"First Class" James Spencer para ocupar o lugar de Pender.

Em 1988, Coconut Records assinou um contrato com os Searchers do que resultou o álbum Hungry Hearts. Salientam-se os remakes de "Needles and Pins" "Sweets For My Sweets", e a muito requisitada, nos espectáculos ao vivo,"Somebody Told Me You Were Crying" .O álbum não foi um grande sucesso,mas manteve o grupo durante algum tempo,nas rádios e no circuito dos espectáculos revivalistas.

A banda continua a fazer espectáculos com Eddie Rothe substituindo Adamson na bateria e é considerada uma das bandas mais populares dos anos 60, no circuito de concertos no Reino Unido.

Mike Pender também realiza concertos,com os seus Mike Pender Searchers.

Sem comentários: