terça-feira, 22 de março de 2011

As Grandes Bandas Inglesas dos anos 60 - The Manfred Mann

Manfred Lubowitz nasceu numa família, classe média alta em 21 de Outubro de 1940, em Joanesburgo, na África do Sul. Em criança, estudou piano e, na sua adolescência, seu amor pela música dominou todos os seus pensamentos, asumindo desde logo, que queria tocar jazz e blues, o resto da sua vida. Para alcançar este seu desejo, Manfred, teve que trocar a África do Sul por Inglaterra, aonde assumiu o nome artístico, Manfred Manne (o último nome emprestado de Shelly Manne),alterando Manne, para Mann.

Encontrou um amigo e colaborador em Mike Hugg, um baterista com quem formou desde logo uma banda chamada "de Mann-Hugg Blues Brothers". O line-up foi completo com Paul Jones na harmónica de boca e vocais, Mike Vickers na flauta / guitarra / sax e Tom McGuinness no baixo. Os membros da banda, e contra a vontade de Manfred, adoptaram o nome do seu líder ficando a chamar-se simplesmente como "The Manfred Mann".

Pouco tempo depois, os Manfred Mann assinaram um contrato com a HMV Records, e lançaram um single, o cativante "Cock-A-Hoop". O uso proeminente da harmónica de Jones deu-lhes um som distinto, característico, e que logo os tornou num dos principais grupos da Grã-Bretanha.

Dois de seus singles foram usadas como música tema, do programa musical da televisão britânica,"Ready Steady Go", o que á partida lhes deu uma excelente exposição publica. O tema, "5-4-3-2-1" salta logo para Top 10 britâsnico no início de 1964. No Verão, desse ano gravam ainda o "Do Wah Diddy Diddy", que seria o seu primeiro numero um nas listas de vendas.

Nos dois anos seguintes,lançaram regularmente hits memoráveis como "Sha La La", "Come Tomorrow", "Oh No, Not My Baby" e o clássico de Bob Dylan "If You Got To Go, Go Now". Os seus álbums eram compostos não só com melodias pop, mas apresentavam, com regularidade, temas com outras influências, principalmente jazz, soul e R & B.

Em Maio de 1966, voltaram ao topo das listas britânicas com o sublime "Pretty Flamingo". Foi este, o último hit em que Paul Jones apareceu como vocalista principal.

Paul Jones deixou a banda em 1966 para seguir uma carreira a solo, e foi substituído pelo ex-"Band of Angels, Mike D'Abo, afastando na audição final, Rod Stewart, que também se candidatara ao lugar deixado vago por Jones. Mike Vickers já tinha partido para uma lucrativa carreira como produtor de televisão, e foi substituído pelo futuro membro dos "Cream, Jack
Bruce no baixo, permitindo que Tom McGuinness ficasse como guitarrista solo.

Mais tarde, Henry Lowther (trompete) e Lyn Dobson (sax) foram adicionados ao line-up e Klaus Voorman substituíu Jack Bruce no baixo. A estreia de Mike D'Abo com o grupo foi outro hit. Uma cover de uma canção de Bob Dylan, "Just Like A Woman", foi o seu primeiro single, gravado pela sua nova companhia, a Fontana. Mike enquadrava-se, surpreendentemente bem, no grupo, que manteve a sua fórmula de sucesso, apesar da saída do carismático Jones. Tanto "Semi-deatached Suburban Mr. Jones" como "Ha! Ha! Said The Clown", foram Top 5 hits em Inglaterra, mas passaram prácticamente despercebidos nos USA

Os Manfred Mann, foram, juntamente com os americanos "The Byrds", considerados como os melhores intérpretes do material de Dylan, numa visão apoiada pelo próprio compositor. Este ponto foi superiormente ressaltado em 1968, quando o grupo gravou o seu terceiro número um, com a leitura marcante de "Mighty Quinn", o seu único single a alcançar o Top 10 nos USA.

A década de 60, terminou com uma enxurrada de sucessos no Top 10 em Inglaterra, "My Name is Jack", "Fox On The Run" e "Raggamuffin Man". Depois, abdicaram da sua coroa pop, a favor de uma abordagem musical mais pesada, menos comercial.

Em 1969, Manfred Mann, desfez o seu grupo homônimo para seu bem. Mike D'Abo passou a aparecer em produções musicais nos USA tais como 'Jesus Cristo Superstar' e 'Evita', e mais tarde tornou-se músico de estudio, compositor e apresentador da BBC.

Enquanto isso, Mann formou um grupo de jazz-rock, a que pôs o nome de "Manfred Mann Chapter Three", que viria, rapidamente a evoluir para "Manfred Mann's Earth Band ", banda rock que alcançou o n º 1 nos USA em 1970 com uma cover de Bruce Springsteen, "Blinded by the Light", popularizando o então desconhecido "singer-songwriter".

Por muitos anos, a maioria dos membros originais da banda actuaram regularmente como os "Manfreds", porque sem Manfred Mann, não podiam usar o nome original. Em seu lugar, eles recrutaram Benny Gallagher (baixo / vocal) e o ex-baterista dos Family, Rob Townsend.

Manfred Mann continuou a actuar e embarcou numa carreira como produtor e compositor. Também produziu diversos projetos
individuais, geralmente sob o título "Manfred Mann's Music Plain".

Os Manfred Mann's Earth Band reuniram-se, em 1996, o seu tão aguardado álbum, "Soft Vengeance" foi lançado. O grupo embarcou numa digressão europeia que os manteve na estrada, sem descanso de 96 a 1997. A partir desta tourné, muitos dos concertos foram gravados e lançados num álbum ao vivo "Mann Alive", em 1998.

A banda continua em tourné por toda a Europa, tendo visitado países como a Rússia e a Grécia em 2000.

Sem comentários: