quarta-feira, 9 de março de 2011

As Grandes Bandas Inglesas dos Anos 60 - The Dave Clark Five

The Dave Clark Five foi uma das principais bandas, dos anos 60 e muito do sucesso do grupo foi consequência dos esforços do seu líder, Dave Clark. O grupo teve 22 discos de sucesso na Grã-Bretanha e 24 nos Estados Unidos, juntamente com seis tournées pelos EUA, com 13 aparições no Ed Sullivan Show.

Dave Clark nasceu em 1942. Foi uma espécie de "stunt men", e trabalhou como duplo em mais de 40 filmes. Quando a sua equipe de futebol, o Tottenham Hotspurs, precisou de dinheiro em 1960, Dave decidiu formar uma banda. Comprou uma bateria e aprendeu a tocá-la.

A banda começou como grupo de apoio a Stan Saxon, uma cantora do norte de Londres.
A formação dessa época era constituída por, Chris Wells e Mick Ryan, bem como Dave Clark. Mas rápidamente Dave verificando a inépcia dos seus companheiros, no que á musica dizia repeito, foi em busca de músicos competentes e disciplinados que pudessem encarar uma vida em competição permanente, com as outras bandas, que já estavam no terreno, em cidades como Liverpool, Manchester, e é claro Londres.

Norteado por estas ideias e de vontade firme, Dave encontrou em Mike Smith, Payton Dennis, Rick Huxley e Lenny Davidson, as personalidades que procurava. Estavam encontrados os Dave Clark Five.

O grupo começou por actuar em Tottenham, um subúrbio ao norte de Londres. Assinaram um contrato de gravação com a Ember / Pye, em 1962, e foram ganhando popularidade em Inglaterra.

O seu primeiro lançamento foi "Mulberry Bush" (uma versão rock de uma canção de embalar), que não teve qualquer impacto. Mas o segundo, uma cover dos Contours "Do You Love Me", fez, no Outono de 1963, disparar a popularidade da banda, colocando os DC 5 nos lugares cimeiros das vendas dos 45 Rpm.

Os Tremeloes tinham lançado igualmente "Do You Love Me", ao mesmo tempo, com o apoio da Decca, gravadora de mais recursos e influência nos dj's da ápoca. Resultado, a versão dos Tremolos subia nas listas de vendas, mais do que a versão dos DC 5. Isto provocou um grande impacto na banda, que decidiu começar a gravar as suas composições, o seu material.

E aqui entra o génio, o "faro", para este negócio de Dave Clark. Desde o início, Dave garantiu a posse de todas as masters, de todas as gravações dos DC5. Ainda hoje recebe uma mão cheia de royalties todos os anos.

Clark /Smith, passou a ser á semelhança de Lennon /McCartney, Jagger/ Richards, a chancela da maioria das gravações que se seguiram.

"Glad All Over" foi lançado no final de 1963 e em Janeiro de 1964, foi número 1 nas vendas britânicas Pop, substituindo os Beatles que ai estavam instalados com o"I Want To Hold Your Hand", que tinha sido número 1 durante seis semanas. Esta canção tornou-se um dos hits mais famosos Era Beat e ainda goza de muita popularidade.

Derrubar os Beatles trouxe grande destaque para o grupo e eles aproveitaram-se disso com o lançamento do single, "Bits and Pieces", que alcançou o número 2 nas listas britânicas.

Os DC5 distinguiam-se dos seus contemporâneos britânicos, logo pela sua formação, aonde estava sempre presente, o saxofone de Dany Payton. Depois em palco, Dave assumia com a sua bateria a linha frontal, destacado dos outros elementos, que se colocavam atrás dele. Depois os vocais de Mike Smith, eram poderosos, e de uma vitalidade pouco comum na época. Lenny Davidson era o guitarrista solo,enquanto o baixo ficava a cargo de Rick Huxley.

Os Dave Clark Five tomaram de assalto os EUA, liderando o que viria a ser conhecido como "The British Invasion". Um recorde de 18 participações (inédito para uma banda britânica) no Ed Sullivan Show, juntamente com seis tournées esgotadas e 15 hits no Top 20 em três anos, estabeleceram os DC5 como uma das bandas inglesas mais conhecidas no outro lado do Atlântico. Uma das suas tournées, incluíu, uns incríveis 12 shows com os lugares esgotados no Carnegie Hall, em três dias.

Seis gravações do grupo foram lançadas em 1964,nos EUA. Foram estas as posições alcançadas nos Tops:

"Bits and Pieces" (# 4),
"Can't You See That She's Mine" (# 4) e
" Because "(# 3).
No ano seguinte,
"I Like It Like That" (# 7),
"Catch Us If You Can" (# 4)
e o seu único # 1, nos USA "Over and Over", que tinha sido lançado anteriormente por Bobby Day, no lado B,do seu sucesso, "Rockin 'Robin".

Os Beatles tiveram um filme de sucesso com A Hard Day e Dave Clark respondeu com "Catch Us If You Can" (dirigido por John Boorman, que mais tarde viria a dirigir Deliverance e o Exorcist II), e que nos USA, foi intitulado, Having a Wild Weekend.

1966 viu os DC5 alcançarem o top 40 dos EUA com:
"At The Scene" (# 18),
"Try Too Hard" (# 12) e
"Please Tell Me Why" (# 28).

Gravaram ainda em 1967, um cover de Marv Johnson "You Got What It Takes" (# 7), que
viria a ser o seu ultimo destaque nas listas de vendas dos EUA e o seu último top 40 hit, "You Must Have Been A Beautiful Baby" (#38).

Dave Clark tinha sido um estudante de drama numa escola de teatro e, com a banda ainda em alta na popularidade junto do publico, voltou a sua atenção para dirigir e produzir. Fez uma produção televisiva de muito sucesso no Reino Unido, intitulado "Hold On, It's The Dave Clark Five" e comprou os direitos da série de televisão britânica "Ready Steady Go!", em que mostrava todos os principais artista, em actuações nas Tvs dos dois lados do Atlântico. Era do tipo do que se passa hoje na MTV.

Os tempos estavam a mudar no negócio da música. Psicadélico, era a grande moda no final dos anos 60, mas os Dave Clark Five não entraram naquela onda. A sua popularidade diminuiu um pouco nos os USA. Tiveram ainda algumas músicas no Top 10 do Reino Unido,incluindo "Everybody Knows", "Red Balloon" e "Everybody Get Together".

Os anos 70 troxeram o primeiro maxi-single,da banda "Good Old Rock and Roll", mas depois de terem sido relegados para o circuito revival, separaram-se, acabaram com a banda.

Dave Clark e Mike Smith ainda se juntaram num novo grupo chamado Dave Clark and Friends, com Eric Ford, Alan Parker e Madeline Bell. Mais foi "sol de pouca dura" . Quando o grupo se separou, Clark voltou á escola de teatro. Mike Smith continuou no negócio da música, escrevendo jingles comerciais e produzindo outros artistas. Lenny Davidson tornou-se um professor de guitarra em Hertfordshire e dirigiu um negócio que fornecia órgãos para igrejas. Rick Huxley foi trabalhar para a Vox, antes de abrir a sua "Musical Equipment Ltd em Camberwell", e em seguida, virou-se para a venda por grosso, de material eléctrico.
Dennis Payton entrou para o ramo imobiliário e continuou a tocar, como hobby, sempre que era convidado por outros musicos.

Dave Clark continuou com os seus negócios musicais. Editou um álbum, uma compilação com o título "Thumping Great Hits" e alcançou o topo das listas de vendas britânicas em 1977, num momento em que o punk rock estava no auge da sua popularidade.

Um video, em cassete foi feito a partir dos programas,"Ready Steady Go!" em 1983 e foi um best-sellers durante seis meses, chegando ao número um, das vendas das video cassetes.
Outros vídeos compilados por Clark alcançaram sucesso idêntico. Em 1985, as compilações de Dave Clark do Ready Steady Go! foram transmitidas em série, tendo atraido uma grande quantidade de espectadores da televisão britânica.

Dave também escreveu uma peça musical, "Time", estrelado por Cliff Richard e depois por David Cassidy, levado á cena em Londres e que foi um enorme sucesso em 1986.

Em 1993, Clark re-masterizou todos os singles da banda original e lançou-os num CD chamado "Glad All Over Again". Mike Smith, entretanto formou um novo grupo chamado "Mike Smith's Rock Engine" e continuou a actuar no Reino Unido e nos EUA. A tragédia atingiu Smith em 15 de Outubro de 2003, quando sofreu um acidente na sua casa em Espanha, e que afectou a sua medula espinhal. Ficou paralisado da cintura para baixo sem movimento no braço direito e com dificuldades de locomoção do braço esquerdo.
Steve Van Zandt da E Street Band de Bruce Sprengsteene, Paul Shaffer do The Late Show with David Letterman, chegaram a organizar um concerto beneficente em Nova York em nome de Mike.

Em 17 de Dezembro de 2006, Dennis Payton, o saxofonista, morreu de cancro aos 63 anos de idade. A sua morte aconteceu algumas semanas depois de ter sido anunciado que os Dave Clark Five tinham sido nomeados para a indução no Rock and Roll, Hall Of Fame, nos USA, em 2007. Num comunicado, Dave Clark referiu-se a Payton como "um amigo muito querido que eu conheço desde que éramos adolescentes." Disse ainda "Denis era extremamente corajoso e não tinha medo da morte. Tinha uma filosofia de vida incrível e vai me fazer muita falta, e a todos que o conheceram."

Os adeptos do Rock and Roll e dos DC 5, sofreram outra perda terrível em 28 de Fevereiro de 2008, quando Mike Smith morreu de pneumonia no Hospital. Stoke Mandeville, pero de Londres, duas semanas antes de a banda ser induzida no Rock and Roll Hall of Fame. Tinha 64 anos.

A 12 de Março de 2008, os Dave Clark Five foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em Nova York (com Madonna). Na cerimónia, estavam os três sobreviventes da banda, Dave Clark (bateria), Lenny Davidson (guitarra) e Rick Huxley (baixo).


Os hits dos Dave Clark Five:

Glad All Over - Janeiro 1964 - ficou em # 6
Bits And Pieces - Fevereiro.1964 - ficou em # 4
Do You Love Me - Abril de 1964 - ficou em # 11
Can't You See That She's Mine - Junho de 1964 - ficou em # 4
Because - Julho de 1964 - ficou em # 3
Everybody Knows - Setembro 1964 - ficou em # 15
Anyway Way You Want It - Novembro 1964 - ficou em # 14
Come Home - Janeiro 1965 - ficou em # 14
Reellin' e Rockin '- Abril de 1965 - ficou em # 23
I Like It Like That - Junho de 1965 - ficou em # 7
Catch Us If You Can - Julho de 1965 - ficou em # 4
Over And Over - Outubro 1965 - ficou em # 1
At The Scene - Janeiro 1966 - ficou em # 18
Try Too Hard - Março de 1966 - ficou em # 12
You Got What It Takes - Março de 1967 - ficou em # 7
You Musta Been a Beautiful Baby - Junho de 1967 - ficou em # 35
Everybody Knows - Dezembro 1967 - ficou em # 43

Sem comentários: