quarta-feira, 16 de março de 2011

The Police

Em 1976, Sting tocava com uma banda de jazz-rock chamada Last Exit. Stewart Copeland, que era o baterista dos Curved Air (uma banda de rock progressivo), viu a performance de Sting e ficou impressionado. Logo depois do Last Exit se ter dissolvido, os dois músicos decidiram formar a uma banda de pop progressivo com o guitarrista Henry Padovan. No início, o grupo tocava em bares locais de Londres. Durante uma das suas actuações, foram abordados por um agente local, que os contratou como banda de apoio do vocalista Cherry Vanilla, abrindo os shows de Johnny Thunders.

Mais tarde, em 1977 já com o nome The Police, a banda lançou o seu primeiro single, "Fall Out", pelo selo independente I.R.S., que foi criado por Stewart Copeland e o seu irmão Miles, na altura,
empresário dos Police. O single teve um sucesso considerável para um lançamento independente, vendendo aproximadamente 70, 000 cópias.

Andy Summers, - que fizera parte da banda Eric Burdon and The Animals, em 1968, - entrou para o grupo e tocaram algumas vezes como um quarteto. Finalmente Padovani decidiu sair da banda, deixando Sting, Stewart Copeland e Andy Summers.

Para participar num video comercial que promovia uma marca de pastilha elástica,tingiram os seus cabelos de louro, fazendo-se passar por uma banda punk. Isso fez com que os Police fosse associado ao movimento punk, o que, na realidade não era verdade, já que a sonoridade da banda passeava pelo new wave, pop e reggae.

Os Police assinaram com a gravadora A&M em 1978, lançando o single "Roxanne", que não obteve grande sucesso. Já o segundo single "Can't Stand Loosing You", conseguiu ficar entre os 50 mais vendidos das listas de vendas britânicas.

No verão de 1978, voam para os USA, sem nenhum disco de suporte, atravessando o país numa carrinha alugada e tocando com equipamento alugado. Ainda em 1978 foi lançado "Outlandos D'Amour" que começou uma escalada lenta no Top 10 britânico e no Top 30 americano. Imediatamente após este lançamento, o grupo iniciou uma tournée britânica, abrindo
os espectáculos de Alberto Y Lost Trios Paranoias, lançando ao mesmo tempo, o single "So Lonely".

Em 1979, o relançamento de "Roxanne" alcançou o 12º lugar nas vendas britânicas e 23º nos USA, levando o disco "Outlados D'Amour" ao sexto lugar. "Can't Stand Losing You" chega a ser número 2 na Inglaterra.

No verão de 1979, o Sting apareceu em "Quadrophenia", um filme britânico baseado no álbum dos Who com o mesmo nome.

Precedido pelo single "Message in a Bottle", número um nas vendas britânicas, "Reggatta de Blanc" (1979), fez com que a popularidade da banda, aumentasse na Inglaterra e na Europa, encabeçando as listas de vendas durante quatro semanas. Com a popularidade em alta, Miles Copeland mandou a banda em tournê por diversos países que raramente tinham shows de músicos estrangeiros, entre eles a Tailândia, Índia, México, Grécia e Egito.

"Zenyatta Mondatta", lançado em 1980, alcançou o Top 10 nos EUA e Canadá. Na Inglaterra o álbum ficou durante quatro semanas em primeiro lugar.
"Dont Stand So Close To Me", o primeiro single do álbum, foi o segundo single número um dos Police no Reino Unido; nos USA, foi o segundo single a alcançar o Top 10 em 1981, seguido pela colocação número 10 de "De Do Do Do, De Da Da Da".

No início de 1981, os Police eram capazes de esgotar o Madison Square Garden. Capitalizando o seu sucesso, a banda voltou ao estúdio em 1981 para gravar o seu quarto álbum com o produtor Hugh Padgham.

As sessões foram filmadas para um programa da BBC apresentado por Jools Holland. Terminado após alguns meses, o álbum "Ghost in the Machine", foi lançado em 1981, tornando-se num hit imediato, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo nos EUA. "Every Little Thing She Does is Magic", single extraído do álbum, revelou-se o "power ply" que fez disparar as vendas do álbum.

Depois do seu sucesso devastador em 1980 e em 1981, foram aclamados como o Melhor Grupo Britânico no primeiro Brit Awards e ganharam três Grammys.

A banda fez um intervalo em 1982. Embora tenham feito os seus primeiros concertos em grandes estádios, e serem a principal atracção do US Festival, cada membro seguiu os seus próprios projectos durante este ano.

Sting actuou no filme "Brimstone and Treacle", lançando um single solo. "Spread A Little Happiness" que faz parte da banda sonora do filme. A música foi um hit britânico.

Copeland ocupou-se com as bandas sonoras de "Rumble Fish" de Francis Ford Coppola, e de "King Lear" para a companhia de ballet de San Francisco, lançando ainda um álbum solo, sob o pseudônimo Klark Kent, além de tocar em vários espectáculos com Peter Gabriel.

Summers gravou um álbum instrumental: "I Advance Masked", com Robert Fripp.

Os Police retornaram no verão de 1983 com "Synchronicity", que entrou para as listas de vendas britânicas já em primeiro lugar e rapidamente alcançou a mesma posição no outro lada do Atlântico, onde permaneceu por 17 semanas.

"Synchronicity" tornou-se num grande sucesso devido à força da balada "Every Breath You Take". Ficando oito semanas no topo das vendas americanas, "Every Breath You Take" tornou-se num dos maiores hits americanos de todos os tempos. Em Inglaterra a música ficou no topo por quatro semanas.

"King Of Pain" e "Wrapped Around Your Finger" vieram a ser hits no decorrer do ano de 1983, fazendo com que "Synchronicity" fosse multi-platina nos USA e na Grã-Bretanha.

Os Police promoveram o álbum com uma tourné mundial de grande sucesso que precedeu as restantes tournés, dos anos 80. Assim que a tourné terminou, o grupo anunciou que iria entrar de "licença" a fim de seguir interesses pessoais, fora da banda. Os Police nunca retornaram dessa licença. Durante a tourné de "Synchronicity", as tensões pessoais e criativas entre os membros da banda tinham aumentado, que não davam sinais de quererem continuar juntos.

Sting começou a trabalhar num projecto a solo, lançando "The Dream of the Blue Turtles" em 1985. O álbum transformou-se num sucesso mundial, dando a Sting uma grande força comercial fora dos Police.

Copeland e Summers não demonstraram nenhuma inclinação em seguir o trajecto do colega de banda.
Copeland gravou "Rhythmatist" em 1985, e continuou a compor bandas sonoras para cinema e televisão. Mais tarde formou uma banda de rock progressivo, a que deu o nome de Animal Logic. Na sua carreira a solo - que não começou oficialmente até o lançamento de "XYZ" em 1987 - Summers continuou as suas experiências com rock e jazz, colaborando ocasionalmente com Fripp e John Etheridge.

Durante o ano de 1986, os Police fizeram algumas tentativas de reunião, tocando no concerto para a Amnistia Internacional e tentaram gravar alguns temas novos para um álbum de grandes hits. No decorrer da sessão de estúdio, Sting deu a ideia de que tinha a intenção de voltar a compor para a banda. Mas Copeland sofreu um acidente durante um jogo de pólo. Impedido de tocar, o grupo apresentou somente uma nova versão de "Don't Stand So Close to Me".

Em vez de um disco de músicas inéditas foi lançada uma compilação "Every Breath You Take - The Singles" no de Natal de 1986, vindo a ser o quinto primeiro lugar do grupo nas vendas britânicas, e o quarto Top 10 americano.

Após esse lançamento, o grupo separou-se, sem grande alarido, reunindo-se só para tocar no casamento de Sting em 1992.

Neste mesmo ano, o álbum "Greatest Hits" foi lançado no Reino Unido. No ano seguinte, a caixa de CDs "Message In A Box: The Complete Recordings" foi lançada, seguida pelo lançamento de álbum duplo "Live" em 1995.


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