terça-feira, 29 de março de 2011

As Grandes Bandas de Liverpooll, dos Anos 60 - Billy J. Kramer with The Dakotas

Billy J. Kramer, nascido William Howard Ashton, a 19 de Agosto de 1943, em Liverpool, foi mais um cantor, do Merseyside que integrou a chamada British Invasion, e que tomou de assalto o mundo na década de 60. Foi agenciado por Brian Epstein, ao mesmo tempo que os Beatles, o que lhe deu a hipotse de gravar vários temas da dupla Lennonn/McCartney, o que como se verá, foi uma mais valia extraordinária, no lançamento da carreira deste músico.

Billy, era o mais novo de sete irmãos. Desde muito novo, entretinha-se a dedilhar uma velha guitarra que os pais lhe ofereceram, e muinto antes de se destacar como vocalista, integrou uma banda formada por si com alguns amigos, na qual ele era guitarrista destacado.

Brian Epstein, fazia uma prospecção muito meticulosa, na área de Liverpool, sempre á procura de novos talentos, e foi com naturalidade, que após ter assistido a uma apresentação de Billy,que na altura já era acompanhado pelos The Coasters, e vendo o enorme potencial que Billy tinha, o convidou para fazer parte do grupo de bandas por si agenciadas.

Billy, acrescentou Kramer aos seu nome, depois de uma exaustiva procura nas listas telefónicas locais, e o J, do meio, foi sugestão de Johnn Lennon. Dava mais credibilidade, segundo este.

The Coasters, no Iron Door
Epstein propôs um contrato profissional a Billy, mas deixou de fora os Coasters, já que, segundo ele, não eram suficientemente profissionais. Em substituição destes, contratou uma banda de Manchester, os Dakotas, que eram a banda de apoio de um tal Peter MacLaine.

Portanto, com contratos separados, com a Parlophone, sobe a égide de George Martin, foram baptizados colectivamenete, como "Billy J. Kramer with The Dakotas", mantendo as suas identidades próprias.

Uma vez que os Beatles estavam em alta, e numa jogada altamente comercial, a dupla, Epstein/ Martin, propuseram ao grupo, a gravação de "Do You Want to Know a Secret?", lançado pelos Fab Four, no seu álbum de estréia, Please Please Me. O tema tinha sido recusado por Shane Fenton, mais tarde conhecido como Alvin Stardust, e que estava a procura de uma hit, que
relançasse a sua carreira.

Produzida por George Martin, a canção "Do You Want to Know a Secret?" foi um número dois no "UK Singles Chart" em 1963, tendo no lado B do single, outra música inédita dos Beatles, "I'll Be On My Way".

Dado o sucesso alcançado, o segundo single da banda, obedeceu á mesma fórmula, emparelhando mais dois temas da dupla, Lennon/McCartney. "Bad to Me", lado A e, "I Call Your Name", lado B. Resultado, alcançou o número um, vendendo um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro. "I'll Keep You Satisfied", encerrou o ano com a respeitável colocação no quatro lugar das listas de vendas.

Kramer teve uma série de canções escritas especialmente para ele por John Lennon e Paul McCartney, que o lançou para o estrelato. "I'll Keep You Satisfied", "From a Window", "I Call Your Name" e "Bad to Me", renderam-lhe uma série de aparições em programas de televisão, tais como Shindig!, Hullabaloo e The Ed Sullivan Show.

"I'm In Love", foi mais um tema de Lennon /McCartney, que Billy gravou em Outubro de 1963. Nunca foi lançado, e acabou por ser dada aos Fourmost. Em 1990, uma compilação em CD, tipo Best of, de Kramer incluí esse tema gravado em 1963, e incluiu ainda algumas brincadeiras mantidas no estúdio durante a gravação e no qual se distingue a a voz de John Lennon.

O Dakotas, entretanto, tiveram também o seu sucesso no Top 20 de 1963, com uma composição instrumental do guitarrista Mike Maxfield, "The Cruel Sea", que nos USA, foi lançado com o nome, "The Cruel Surf", tendo, posteriormente sido gravado pelos americanos, The Ventures. Foi seguido por uma criação de George Martin, "Magic Carpet", na qual um piano toca a melodia, dobrando a guitarra de Maxfield. Sem sucesso.

Os três grandes sucessos de Billy J. Kramer e os Dakotas, escritos por Lennon e McCartney sugeriam que a banda, estaria sempre na sombra dos Beatles, a menos que eles tentassesm algo diferente. Apesar de serem aconselhados a não o fazerem, recusaram a oferta de outra canção de Lennon / McCartney, "One and One is Two", e insistiram em gravar o hit "Little Children". Foi o seu segundo numero um e o seu maior sucesso, quer em Inglaterra quer nos USA.

Apesar deste sucesso, o grupo, começou a cair nas listas de vendas no Reino Unido, tendo em 1964, o single "From a Window", mais uma composição,de Lennon e McCartney ficado pelo meio do Top Ten.

No ano de 1965 foi o fim da beat músic, e "It's Gotta Last Forever", o single seguinte, dos "Billy J. Kramer with The Dakotas" mostra uma nova abordagem na direcção musical da banda. Passaram a gravar, baladas.

Num ano em que a música passava por uma transformação, dado o aparecimento das bandas ditas "Mod", encabeçadas pelos The Who, e pelos Small Faces, Billy grava "Trains and Boats and Planes" a partir de uma versão de Anita Harris, e vê-se confrontado com a forte concorrência da versão de Dionne Warwick, que muito naturalmente, saiu vencedora deste confronto. Apesar do esforço de Billy, não passou da modesta décima segunda posição nas listas. Foi o canto do cisne do grupo.

Os Dakotas, reforçaram-se Mick Green, ex-guitarrista dos Pirates que durante anos, acompanharam Johnny Kidd. Este line-up gravou algumas faixas que estavam em desacordo com a linha musical baladeira, anteriormente adoptada pela banda, temas como "When You Walk in the Room" e "Sneakin' Around", não fizeram mais do que confundir os fãs, e por ai ficaram, sem grande alarido. Ainda gravaram o LP "Oyeh!", com temas mais blusy, mas foi igualmente um fracasso comercial.

Depois de lançar "We're Doing Fine",e contrariando o que o titulo sugeria, Billy J Kramer, separou-se dos Dakotas. Seguiu com uma carreira solo nas décadas seguintes,com espectáculos em cabarés, no circuito revivalista Inglês, e com diversas aparições na televisão. Depois,foi viver nos Estados Unidos.

Os Dakotas reuniram-se no final de 1980 e recrutaram o vocalista Eddie Mooney e Toni Baker. Ainda continuam a fazer espectáculos

Em 1983 Kramer lançou seu primeiro single solo "You Can't Live On Memories"/"Shooting The Breeze", que passou completamente despercebido. Em 2005, Kramer gravou o tema "Planet Cow" para o álbum de crianças de Sandra Boynton "Dog Train". Uma fã de Kramer de longa data, Sandra Boynton já o tinha escolhido como idolo, quando em 1964, aos 11 anos, comprou o seu primeiro disco "Little Children".

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