terça-feira, 8 de março de 2011

The Pretenders - Chrissie Hynde

Ao longo dos anos, os Pretenders têm-se tornado num veículo para o talento da compositora, guitarrista e vocalista, Chrissie Hynde: uma cantora refrescante e sexy que distorceu os papéis masculinos do rock & roll a seu belo prazer.

Por seu turno, o guitarrista Honeyman-Scott criava uma paleta sónica riquíssima de ritmos e efeitos que se revelaram muito influentes nas duas décadas seguintes. Desde o seu começo, no final dos anos 70, o grupo fazia a ponte entre o punk/new wave e pop mais do que qualquer outra banda, editando uma série de temas pop/rock de imediata acessibilidade

Originária de Akron, Ohio, USA, Chrissie Hynde muda-se para Inglaterra no início dos anos 70. Aí trabalha como jornalista no New Musical Express (a meio da década) e, mais tarde, na boutique de Malcolm McLaren (músico que começou por ser conhecido como manager dos Sex Pistols).

Após algumas experiências noutras bandas, forma, em 1978, os Pretenders, com Honeyman-Scott (guitarra), Pete Farndon (baixo) e Martin Chambers (bateria). Nesse mesmo ano, editam os primeiros singles que têm uma boa aceitação na Grã Bretanha. O seu álbum de estreia homónimo é lançado em 1980 e acaba por chegar ao primeiro lugar do top britânico. Nos EUA, o sucesso do disco é idêntico, entrando para o restrito top ten.

Numa tournée pela América, em 1980, Hynde conhece o musico Ray Davies (guitarrista dos Kinks) pelo qual se apaixona.

Após o EP "Extended Play", editado na Primavera de 1981, o grupo lança o seu segundo álbum,
"Pretenders II". Embora o disco tenha tido boas vendas, repete as ideias do trabalho anterior.

Em Junho de 1982, Pete Farndon é expulso do grupo devido ao abuso de drogas. Passados apenas dois dias, a 16 de Junho, James Honeyman-Scott é encontrado morto devido a overdose.

Grávida de Davies, Hynde entra em retiro após a morte do guitarrista. Em 1983, dois meses após a cantora ter dado à luz, Farndon morre também devido aoverdose.

No final do ano, Chrissie Hynde volta a agrupar os Pretenders, adicionando novo guitarrista, Robbie McIntosh, e baixista, Malcom Foster. O seu primeiro trabalho é "Learning To Crawl", no início de 1984, que é coroado com críticas positivas e algum êxito comercial.

Hynde acaba o romance com Ray Davies, e casa com Jim Kerr, (vocalista dos Simple Minds), em Maio de 1984.

Em 1985, destaca-se a presença do grupo no Live Aid (espectáculo de solidariedade para com a Etiópia), e da sua vocalista num dueto com os UB 40, em "I Got You Babe", o clássico dos anos 60, de Chér e Sony Bono.

Para o álbum seguinte, apenas restam do grupo que gravou "Learning To Crawl", Hynde e McIntosh, sendo os restantes músicos contratados.

Em 1986, sai "Get Close ". Do álbum, retiram o single (que viria a ser talvez o seu maior êxito)
"Don't Get Me Wrong", que entra para o top ten norte-americano, em 1987.

O casamento de Hynde com Kerr desmorona-se em 1990, ano em que os Pretenders lançam "Packed!", que falha tanto os tops britânicos como os americanos. O grupo fica então parado durante os anos seguintes, emergindo em 1994 com "Last Of The Independents", um álbum que os levou de novo ao top 40 graças à balada "I'll Stand By You".

No final de 1995, editam um álbum ao vivo: "Isle Of View". Depois disso, seguiu-se novo interregno. 1999 marca o regresso dos Pretenders depois de quatro anos sem gravar. "Viva El Amor" é o nome do mais recente capitulo da já respeitável história do grupo.

Fonte: Darkstar - 50607080