quarta-feira, 20 de maio de 2009

Coldplay e Wilco ensinam, que no partilhar é que está o ganho

Hoje em dia há tantas bandas a oferecerem singles de borla e a facultarem o streaming completo do seu novo disco - já para não falar daquelas que decidem dar álbuns inteiros aos fãs -, que se vai tornando um pouco difícil referir aqui as iniciativas que merecem realmente destaque.
De facto, oferecer música grátis já é o mínimo que o público espera. E é encorajador ver que as grandes bandas têm aderido :-)

Há algumas semanas atrás referi aqui que os Coldplay pretendiam disponibilizar aos seus fãs um álbum de versões ao vivo dos seus melhores temas intitulado LeftRightLeftRightLeft de forma a promover a sua próxima digressão por terras dos Estados Unidos que começou no dia 15 de Maio em West Palm Beach, na Flórida. Tal como prometido, desde sexta-feira passada que o download do disco pode ser feito a partir daqui. Ao todo, são nove temas em formato MP3 com bitrate de 192 Kbps, equivalendo a 55 Megabytes.

Confesso que ainda não ouvi o disco mas quem já ouviu e gostou muito do resultado final foi Bob Lefsetz que acha que a ideia de lançar um álbum novo gravado ao vivo capaz de replicar a experiência do concerto durante o período da digressão é uma ideia brilhante, com a vantagem de poder ser facilmente seguida por outras bandas.

Igualmente original foi a forma que os norte-americanos Wilco - que tocam no Coliseu dos Recreios de Lisboa já no próximo dia 31 de Maio - encontraram para lidar com um facto incontornável dos dias de hoje: o vazamento de um novo álbum de originais. Há cerca de um mês, a banda começou a disponibilizar cópias promocionais pré-lançamento de Wilco (The Album).

É claro que eles já sabiam que o disco acabaria por ir parar às redes e sites de partilha de ficheiros. Mas ao contrário de outros grupos, eles resolveram preparar-se antecipadamente para a situação. Na quarta-feira passada, quando o álbum vazou, eles começaram a fazer streaming completo de todas as músicas a partir do seu próprio site. Como se isto não fosse suficiente, a banda de Jeff Tweedy e companhia solicitou ainda aos fãs que descarregaram a versão ilegal do disco que efectuassem um donativo para uma instituição de solidariedade social da zona de Chicago, a Inspiration Corporation.

Os cépticos poderão pensar que este gesto de boa vontade dos Wilco não contribuiu em nada para fazer aumentar as vendas mas o que é certo é que pouco tempo depois da notícia do streaming do disco novo da banda ter chegado ao Twitter, 0,25 por cento de todos os tweeters estavam a falar sobre a iniciativa. Em termos percentuais não parece muito, mas o que é facto é que corresponde a um número importante. Com tanto buzz, não admira que os concertos da digressão de Verão acabem por se encher!

By Miguel Caetano, no Remixtures

Sem comentários: