De facto, oferecer música grátis já é o mínimo que o público espera. E é encorajador ver que as grandes bandas têm aderido
Há algumas semanas atrás referi aqui que os Coldplay pretendiam disponibilizar aos seus fãs um álbum de versões ao vivo dos seus melhores temas intitulado LeftRightLeftRightLeft de forma a promover a sua próxima digressão por terras dos Estados Unidos que começou no dia 15 de Maio em West Palm Beach, na Flórida. Tal como prometido, desde sexta-feira passada que o download do disco pode ser feito a partir daqui. Ao todo, são nove temas em formato MP3 com bitrate de 192 Kbps, equivalendo a 55 Megabytes.
Confesso que ainda não ouvi o disco mas quem já ouviu e gostou muito do resultado final foi Bob Lefsetz que acha que a ideia de lançar um álbum novo gravado ao vivo capaz de replicar a experiência do concerto durante o período da digressão é uma ideia brilhante, com a vantagem de poder ser facilmente seguida por outras bandas.
Igualmente original foi a forma que os norte-americanos Wilco - que tocam no Coliseu dos Recreios de Lisboa já no próximo dia 31 de Maio - encontraram para lidar com um facto incontornável dos dias de hoje: o vazamento de um novo álbum de originais. Há cerca de um mês, a banda começou a disponibilizar cópias promocionais pré-lançamento de Wilco (The Album).
É claro que eles já sabiam que o disco acabaria por ir parar às redes e sites de partilha de ficheiros. Mas ao contrário de outros grupos, eles resolveram preparar-se antecipadamente para a situação. Na quarta-feira passada, quando o álbum vazou, eles começaram a fazer streaming completo de todas as músicas a partir do seu próprio site. Como se isto não fosse suficiente, a banda de Jeff Tweedy e companhia solicitou ainda aos fãs que descarregaram a versão ilegal do disco que efectuassem um donativo para uma instituição de solidariedade social da zona de Chicago, a Inspiration Corporation.
Os cépticos poderão pensar que este gesto de boa vontade dos Wilco não contribuiu em nada para fazer aumentar as vendas mas o que é certo é que pouco tempo depois da notícia do streaming do disco novo da banda ter chegado ao Twitter, 0,25 por cento de todos os tweeters estavam a falar sobre a iniciativa. Em termos percentuais não parece muito, mas o que é facto é que corresponde a um número importante. Com tanto buzz, não admira que os concertos da digressão de Verão acabem por se encher!
By Miguel Caetano, no Remixtures
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