Em 2008 venderam-se 1.88 milhões de discos de vinil no mercado americano, mais 89% que um ano antes. Até meados de Abril último tinham sido compradas 670 mil unidades deste formato. Os dados são da Nielsen SoundScan, empresa que quantifica as vendas de produtos áudio e vídeo no mercado norte-americano.
Com as vendas de CD em queda e a reconversão do canal de venda ao modelo digital, o vinil é o único formato físico que regista crescimento. O facto não passa despercebido ao sector.
Nos EUA, abrem-se lojas de nicho para coleccionadores e novos consumidores. Há novos aparelhos "hi-fi" no mercado, compatíveis com entradas USB. As editoras estão a disponibilizar mais discos, tanto de originais como de fundo de catálogo.Actualmente a Best Buy , a terceira maior retalhista de música nos EUA, testa a venda de LPs em 100 das suas 1020 lojas e, segundo apuraram, é o único formato que regista crescimento de vendas.
O vinil não está esquecido em Portugal. Ao longo de 2009, por exemplo, os Xutos & Pontapés vão ter os seus discos reeditados neste formato pela Rastilho Records e pela Universal.
Sérgio Bastos, no Expresso
terça-feira, 12 de maio de 2009
Vendas dos discos de vinil, continuam a crescer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário