É já no próximo dia 10 de Junho que se comemoram os dez anos do lançamento do Napster original, a primeira aplicação de partilha de ficheiros desenvolvida por um então jovem de 19 anos chamado Shawn Fanning.
De modo a comemorar essa data histórica, o jornal canadiano The Global and Mail teve uma ideia extremamente original e apelativa: procurou no seu arquivo por todas as histórias relacionadas com o programa de P2P e juntou-as num site especial lado a lado com outros artigos sobre a história subsequente da partilha de ficheiros, juntamente com entrevistas com o próprio Fanning, o antigo director executivo da empresa Hank Barry e o mashuper Girl Talk, entre outros.
O resultado chama-se The Download Decade e constitui uma série dividida em cinco partes que se irá prolongar ao longo das próximas duas semanas. O mais original e inovador no projecto é que o jornal de Toronto decidiu recorrer ao protocolo de P2P BitTorrent para distribuir parte dos conteúdos audiovisuais integrados neste dossier.Assim, o jornal optou por fazer o upload de um ficheiro torrent contendo quatro podcasts e um documentário em formato vídeo para o MiniNova. O torrent encontra-se alojado no Pirate Bay.
Uma vez que o ficheiro refere no título que se trata apenas da primeira parte, é bastante provável que venham a surgir mais torrents do The Globe and Mail por aí.
Esta é daqueles iniciativas, que embora não constituam directamente uma fonte de receitas para os jornais, sempre ajudam a cativar o interesse e a participação dos leitores mais novos que assim até poderão acabar por comprar a versão impressa. E nos dias de crise que correm em que quase todos os maiores jornais norte-americanos se encontram à beira da falência, isto não é nada de somenos importância. Bom, bom era que mais jornais começassem a tirar partido de tecnologias como o BitTorrent e o P2P numa base diária e não apenas em ocasiões excepcionais.
by Miguel Caetano no Remixturas
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Comemorações do lançamento, do Napster
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário