sábado, 25 de abril de 2009

Corgan, lança mailing list para os fãs

Há pouco mais de um ano atrás, o então baterista dos Smashing Pumpkins Jimmy Chamberlin anunciou que a banda pretendia deixar de lançar discos e passar a publicar apenas singles porque com os iPods e os MP3s a música tornou-se apenas um anúncio para as digressões. De então para cá Chamberlin decidiu abandonar os Pumpkins e dos membros originais só ficou mesmo Billy Corgan.Isso não desmotivou o egocêntrico e obsessivo Corgan que aproveitou a oportunidade da banda não estar actualmente ligada a qualquer editora discográfica para lançar o seu próprio serviço de subscrição de forma a que os fãs possam aceder aos bastidores do processo de gravação e do dia-a-dia da banda. De forma a obterem uma série de conteúdos exclusivos como ficheiros multimédia, letras e filmagens inéditas das gravações em estúdio, o frontman dos Smashing Pumpkins está a pedir 40 dólares (cerca de 30 euros).O pacote inclui pelo menos cinco conteúdos novos a partir do estúdio por semana que serão disponibilizados online num prazo inferior a 24 horas. Cada update terá pelo menos cinco minutos de duração, o que significa que os assinantes irão receber pelo menos 25 minutos de material vídeo e áudio original por semana, o que deverá equivaler no mínimo a um total de cinco horas durante as 12 semanas.Uma possibilidade que está também em aberto é o streaming de vídeo em directo. No final todos estes updates serão reunidos num documentário artístico a lançar posteriormente. Quem estiver interessado, basta assinar a nova mailing-list dos Smashing Pumpkins. Em última análise, tudo irá depender do nível de adesão por parte da comunidade de fãs. Caso não haja interesse, o projecto será adiado.

Corgan esclarece que esta subscrição não tem fins lucrativos e que tem como única motivação o desejo da banda de oferecer aos fãs o acesso a informação exclusiva, mas desinteressada é que ela não é! De qualquer forma, parece-me que os Smashing Pumpkins são - tal como os Nine Inch Nails e os Radiohead - uma das bandas que podem tirar mais partido com este tipo de clubes de subscritores. Esperemos que mais e mais artistas sigam o mesmo modelo.

(via No Rock and Roll Fun)

Sem comentários: