Eu já tinha referido aqui esta iniciativa pioneira em território português por altura do seu anúncio no final do mês passado. Agora, o site da Optimus Discos está finalmente online e quem quiser já pode descarregar todos os seis EPs iniciais de alguns dos nomes mais representativos do que melhor se faz actualmente na música portuguesa.
E de facto os artistas e bandas escolhidas têm mesmo qualidade. Desde o Western Spaghetti à la Ennio Morricone da dupla Tó Trips e Tiago Gomes em Vi-os Desaparecer na Noite aos samples de jazz e batidas de Hip-Hop que não ficam nada a desmerecer a um Madlib ou J Dilla produzidas por DJ Ride no seu Beat Journey, passando pela Pop agradável e suave dos Madame Godard em Aurora.
De realçar ainda o som Soul & Funk com tons psicadélicos dos The Bombazines no seu registo homónimo, os “norte-americanos” The Pragmatic (o projecto é baseado nos EUA mas conta com a participação do português André Allen Anjos) que com o seu Circles representam a electrónica Pop ao estilo The Postal Service e Hot Chip nesta primeira série da Optimus Discos. Por fim mas não por último, existe também a mistura de country e easy listening dos Tiguana Bible em Child of the Moon que me fazem recordar um pouco a dupla Nancy Sinatra e Lee Hazlewood.
Até ao final do ano serão lançadas mais duas séries de seis EPs cada uma. E se pensam que os artistas não irão receber nenhum, fiquem a saber que será posteriormente publicada uma edição limitada a 500 exemplares de cada um dos lançamentos em formato CDs que será posta à venda nas lojas FNAC ao preço de 4,95 euros.
De qualquer modo, não é tanto o dinheiro que as bandas irão receber directamente ou não pelos discos mas sim a exposição resultante na participação num projecto deste tipo que importa. Isto porque a repercussão gerada junto do grande público irá certamente fazer com que a agenda de concertos destas bandas fique bastante mais preenchida.
by
Sem comentários:
Enviar um comentário