quinta-feira, 30 de abril de 2009

Optimus Discos, oferece 6 EPs, para download


Quem diz que as operadoras de telecomunicações apenas ganham dinheiro com os conteúdos grátis que não lhes pertencem disponibilizados via Internet e não fazem nada para recompensar os artistas deve pôr os olhos da Optimus Discos, a nova netlabel ou editora de música online do ISP pertencente ao grupo Sonae.com.

Eu já tinha referido aqui esta iniciativa pioneira em território português por altura do seu anúncio no final do mês passado. Agora, o site da Optimus Discos está finalmente online e quem quiser já pode descarregar todos os seis EPs iniciais de alguns dos nomes mais representativos do que melhor se faz actualmente na música portuguesa.
E de facto os artistas e bandas escolhidas têm mesmo qualidade. Desde o Western Spaghetti à la Ennio Morricone da dupla Tó Trips e Tiago Gomes em Vi-os Desaparecer na Noite aos samples de jazz e batidas de Hip-Hop que não ficam nada a desmerecer a um Madlib ou J Dilla produzidas por DJ Ride no seu Beat Journey, passando pela Pop agradável e suave dos Madame Godard em Aurora.

DJ Ride na Optimus Discos

De realçar ainda o som Soul & Funk com tons psicadélicos dos The Bombazines no seu registo homónimo, os “norte-americanos” The Pragmatic (o projecto é baseado nos EUA mas conta com a participação do português André Allen Anjos) que com o seu Circles representam a electrónica Pop ao estilo The Postal Service e Hot Chip nesta primeira série da Optimus Discos. Por fim mas não por último, existe também a mistura de country e easy listening dos Tiguana Bible em Child of the Moon que me fazem recordar um pouco a dupla Nancy Sinatra e Lee Hazlewood.

Até ao final do ano serão lançadas mais duas séries de seis EPs cada uma. E se pensam que os artistas não irão receber nenhum, fiquem a saber que será posteriormente publicada uma edição limitada a 500 exemplares de cada um dos lançamentos em formato CDs que será posta à venda nas lojas FNAC ao preço de 4,95 euros.

De qualquer modo, não é tanto o dinheiro que as bandas irão receber directamente ou não pelos discos mas sim a exposição resultante na participação num projecto deste tipo que importa. Isto porque a repercussão gerada junto do grande público irá certamente fazer com que a agenda de concertos destas bandas fique bastante mais preenchida.

by Miguel Caetano, in remixtures

Sem comentários: