Nessa época participou num concurso de talento, e de o vencer 15 vezes consecutivas, não lhe permitiram mais participações nesse evento.Otis foi fortemente influenciado por Little Richard, o que se pode constatar nas suas primeiras gravações.
Em 1960 actuava com Johnny Jenkins quendo precisamente numa sessão de gravações deste para a Stax, e aproveitando os minutos restantes, já pagos da sessão, Jim Stewart (co-proprietário de Stax)deixou que Otis gravasse dois temas. Um deles foi o conhecido "These Arms Of Mine", que posteriormente seria o seu primeiro grande sucesso.
O seu estilo não era revolucionário no seu conceito, mas sim na forma de o executar. Passava das baladas mais ternas a canções como "Shake" ou a sua vigorosa versão de "Satisfaction" dos Rolling Stones.
Nessa época, os produtores, compositores e arranjadores, eram os que tinham, o ónus criativo, deixando aos intérpretes,reduzidos a meros executores das suas ideias.
Otis Redding compôs muitos de seus temas mais conhecidos, e manteve um controle incomum dos seus temas.
Não devemos, no entanto esquecer as colaborações com Steve Crooper, guitarrista dos Booker T And The MGs, que viria a ser um dos grandes compositores de Soul daquela época, bem como um dos responsáveis pelo que se denominou Memphis Sound.
No inicio de 1967,a revista Melody Marker outorga-lhe o título de melhor cantor do ano, substituindo Elvis Presley que o tinha sido durante os nove anos anteriores.
Em Junho desse mesmo ano, no Festival benéfico Internacional de Monterrey, entre um plantel de figuras do Rock como Jimi Hendrix ou The Who, é aclamado por uma multidão de 55.000 jovens norte-americanos em pleno verão do amor, sendo assim adoptado pelo movimento
A queda do seu avião particular, na manhã do 10 de Dezembro de 1967 em Lake Monona, perto de Madison (Wisconsin), e a apenas, três minutos de seu destino, acabou com a sua curta vida.
Morria assim aos 26 anos,um dos mais promissores compositores e interpretes da Soul Music.
Pereceram com ele quase todos os membros, excepto, James Alexander e Ben Cauley, da banda que o acompanhava, os Bar-Keys.
No seu funeral compareceram mais de 5000 pessoas, no auditório municipal de sua adoptiva Macon.
Entre muitas caras conhecidas do mundo soul como James Brown, Aretha Franklin, Stevie Wonder, ainda cantaram Joe Simon e Johnny Taylor,Sam and Dave, sendo acompanhados pelo piano por Booker T. Jones.
Otis Redding com Booker T. and The MGs(Al Jackson, Otis Redding, Donald Dunn, and Steve Cropper)
Não desfrutou do sucesso do seu primeiro e imortal sucesso, "Sittin' the dock of the bay", um tema que marcava uma mudança radical na sua maneira de cantar, algo que ele mesmo denominou "folk-soul", um estilo que marcava uma dicotomia, com o soul mais tradicional.
Otis Redding, conseguiu o reconhecimento e a unanimidade de seus pares, pela sua personalidade excepcional, e pela sua generosidade. Todos os que foram e são entrevistados hoje em dia, recordam-no com nostalgia, e inclusive continuam a recordá-lo, tocando os seus temas, e a dedicar-lhe, elegias. William Bell compôs uma canção titulada "A tribute to a king". Jim Morrison introduziu uma dedicatoria ao recém falecido Otis no tema "Running Blues": "Poor Otis dead and gone/Left me here to sing his song/Pretty little girl with the rede dress on/Poor Otis dead and gone".
Também a banda francesa MAGMA, através de Christian Vander, em 1981, compôs o tema "Otis".
Sem comentários:
Enviar um comentário