terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Herbie Hancock - "The Imagine Project" em Portugal, amanhã.


Antes de entrar em palco, Herbie Hancock, 70 anos, não dispensa um ritual.
Com alguns músicos da sua banda, o pianista fecha-se no camarim para dedicar cerca de 45 minutos ao mantra budista. O poema religioso, dito com entoação de cântico, marca a preparação do músico budista para os espectáculos que chegam esta semana a Portugal.

Amanhã, é a vez de o Campo Pequeno de Lisboa ouvir o mítico músico e o novo ‘The Imagine Project’. O concerto repete-se na quarta, na Casa da Música do Porto.

O projecto, como o nome denuncia, é um tributo a outro mito maior da música mundial: John Lennon e a sua inesquecível canção ‘Imagine’ dão mote ao disco de Hancock.

Alguns dos temas seguem, no sábado, com o artista até Oslo, na Noruega, um dia após a cerimónia de entrega do Nobel da Paz 2010. O evento, que será conduzido por Denzel Washington e Anne Hathaway, terá Elvis Costello e Jamiroquai ainda em palco para homenagear o galardoado de 2010, o dissidente chinês Liu Xiaobo.

O objectivo do projecto, que eleva o nome do tema celebrizado pelo pacifista Lennon, "é passar uma mensagem de paz no Mundo através da música". Por isso, o pianista considerou, em comunicado, que tocá-la para o Nobel tem "um simbolismo muito grande" e "é a oportunidade perfeita".

‘The Imagine Project’ é também o título do novo álbum de Hancock e conta com as colaborações de artistas como Pink, Seal, John Legend, Dave Matthews e James Morrison. As sessões de gravação ficaram registadas no documentário ‘The Herbie Hancock DVD’.

Em Lisboa e no Porto, com aquele toque que só Hancock sabe dar, fica uma amostra de paz que se prolongará em Oslo.

Fonte: Sofia Canelas de Castro, no CM

Sem comentários: