segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Parece que foi ontem, mas Roy Orbison deixou-nos faz hoje, 22 anos


Roy Orbison foi um dos verdadeiros pioneiros rock 'n roll . Com a sua voz excepcionalmente bonita, a roçar a voz de um menino de coro, interpretou desde canções melodramáticas, a rockabilly, passando pelo country, pop, e até rock'n roll.Roy Orbison inspiraria directamente, Bruce Springsteen, Bono, John Lennon e Tom Petty. Ao descrever a sua voz, Barry Gibb comparou-a "a voz de Deus".

Orbison começou a aprender a tocar num violão que o seu pai lhe ofereceu no seu 6º aniversário. À medida que envelhecia, encontrou a sua maior inspiração na música de Jimmie Rodgers, Lefty Frizzell e Hank Williams. Em 1956, assinou um contrato com a Sun Records, que lançou seu primeiro single, "Ooby Dooby", vendendo a bonita soma de 200.000 cópias.

Nos anos que se seguiram, gravou nada menos do que 20 singles 45 Rpm,"Top 40", incluindo "Only The Lonely", "In Dreams", "Crying", e, claro, "Oh, Pretty Woman."



Quando a Invasão Britânica chegou a solo americano no início dos anos 60, Orbison, como muitos da primeira geração do rock, foi, ironicamente deixado de lado pelas bandas que haviam encontrado nele a sua grande inspiração, o seu grande modelova seguir.

Na década de 70, Roy Orbison é "abraçado" por alguns dos músicos mais populares da época. Artistas como Bruce Springsteen, Linda Ronstadt, Gram Parsons e Nazareth, gravaram muitas das suas canções.

Em 1987, Orbison teve um renascimento na sua carreira, graças a uma homenagem televisiva e do álbum ao vivo gravado com Bruce Springsteen, Elvis Costello, Tom Waits, Jeff Lynne, Jackson Browne, e Bonnie Raitt.

Um ano depois, estava de volta ao estúdio, como parte integrante dos Traveling Wilburys, um supergrupo que incluia George Harrison, Jeff Lynne, Tom Petty e Bob Dylan,cujo primeiro lançamento vendeu mais de 3 milhões de cópias só nos os EUA.

Durante esse tempo trabalhando com os Wilburys, Orbison, gravou também o que deveria ser o seu álbum de retorno, Mystery Girl. Mais tarde naquele ano, fez uma série de concertos ao vivo com os Wilburys, enquanto dava os retoques finais no seu álbum, se preparava para o que ele esperava ser a sua segunda e renovada carreira nos palcos mundiais.

Mas a 6 de Dezembro de 1988, Roy Orbison, com 52 anos, morreu de ataque cardíaco na sua casa. Durante os anos que se seguiram, Mystery Girl foi lançado, e o primeiro single, "You Got It", foi um grande sucesso que atingiu o "Top 10" nos EUA O álbum alcançou a 5ª posição nos EUA e a 2ª no Reino Unido, colocando-o de volta no topo, na galeria dos imortais.



Sem comentários: