quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O álbum 'All You Need Is Now', dos Duran Duran, foi lançado em exclusivo para venda digital.


Nos últimos anos não têm faltado histórias de lançamentos de discos que chegam às lojas digitais (para vendas por download, entenda-se) antes mesmo de conhecerem uma existência em suporte físico (em CD e vinil). Os Duran Duran já o fizeram. De resto foram eles quem, em 1998, lançou o primeiro tema para venda por download (com uma remistura de Electric Barbarella). Doze anos depois de terem sido pioneiros num modelo que cada vez mais parece ser o paradigma futuro do mercado da venda de música, os Duran Duran lançaram ontem o seu novo álbum numa edição para já apenas disponível para download exclusivo no iTunes. E, pela primeira vez na sua carreira, sem uma grande editora a assegurar o lançamento. Em 2010, a poucos meses de completarem 30 anos sobre o lançamento do seu primeiro single, os Duran Duran chamam assim a si mesmos a condução dos destinos da sua própria carreira.

O novo disco dos Duran Duran não é todavia o primeiro caso de um lançamento para download sem imediata expressão em formatos físicos e fora da alçada de uma grande editora. Álbuns como In Rainbows, dos Radiohead, The Slip dos Nine Inch Nails ou Evertything That Happens Will Happen Today, que em 2008 reuniu David Byrne com Brian Eno (ver caixa), bem como muitos dos lançamentos recentes de Philip Glass (na sua própria editora), são exemplos que, juntando nomes veteranos com carreiras de peso, sublinham uma tendência que não é assim apenas aposta de talentos em estreia e que poderá chamar cada vez mais adeptos entre os músicos na hora de pensar como vender a sua música.

All You Need Is Now é o título do 13.º álbum de originais dos Duran Duran, sucessor de Red Carpet Massacre (lançado em 2007). Segundo informação colocada no site oficial do grupo ao fim da tarde de ontem, a resposta das vendas foi imediata, colocando o disco no primeiro lugar da tabela de álbuns por download em Itália. E ocupou o primeiro lugar nas listas de dowload de álbuns pop no Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e Grécia, número dois na Áustria, Dinamarca, Holanda ou Nova Zelândia e número três na Alemanha, Canadá, Finlândia, Irlanda e Suécia. Em Portugal chegou ontem a atingir o posto cimeiro das vendas de álbuns pop/rock.

O tema-título do álbum teve igualmente edição em exclusivo para download (no passado dia 8), não se prevendo eventual lançamento em suporte físico. Já o álbum terá edição em CD e vinil a 2 de Fevereiro de 2011 (na data que assinala os 30 anos da edição original de Planet Earth), numa edição que juntará aos nove temas agora apresentados um grupo adicional de três novas canções (Mediterranea, Other Peoples Lives e King Of Nowhere).

O disco nasceu ao longo dos últimos meses no estúdio da própria banda, contando com a presença de Mark Ronson na produção. O entusiasmo do produtor (que está ligado aos álbuns de Amy Winehouse e Lily Allen e, já este ano, lançou o álbum em nome próprio Record Collector) foi visível ao longo da etapa de gravação. Em entrevistas chegou a afirma que este novo disco era como que um sucessor do mítico Rio (o multiplatinado álbum de 1982 que incluía tremas como Hungry Like The Wolf e Save a Prayer e consagrou internacionalmente a carreira do grupo).

Em palavras que são publicadas no texto de apresentação de All You Need Is Now no site oficial dos Duran Duran, Mark Ronson explica mesmo que queria fazer "o sucessor imaginário para Rio que nunca chegou a ser criado". De facto canções como Blame The Machines, Being Followed ou The Man Who Stole A Leopard exibem marcas evidentes de reencontro com a linguagem dos próprios Duran Duran em 1982. No mesmo texto, o teclista Nick Rhodes afirma que Mark Ronson "revitalizou" a banda e nela encontrou "uma energia" que não estava por ali "há muito tempo". Já o vocalista Simon Le Bon descreve a alma claramente pop do disco, apontando-o como "catchy" (que é como que dizer que fica no ouvido) "sem que faça um esforço para o ser". Além de Mark Ronson, colaboram ainda no disco Kelis e Anna Mantronic, dos Scissor Sisters.

Fonte: Nuno Galopin, DN

Sem comentários: