sábado, 28 de janeiro de 2012

As Grandes Bandas Inglesas dos Anos 60 - The Zombies


Rod Argent teclista, Paul Atkinson guitarrista, Hugh Grundy baterista reuniram-se na escola de  St. Albans  em 1961, para fazer o que todos os adolescentes ingleses naquela época faziam. Tocar Rock'n Roll. Juntouse-lhes mais tarde, o baixista Paul Arnold, que trouxe comsigo, o talentoso cantor Colin Blunstone, um estudante e atleta de topo, que estava para se fixar num emprego de futuro, numa companhia de seguros, mas que não resisitiu ás promessas de uma vida mais agitada,  mais glamorosa, mas mais incerta. 

O grupo escolheu logo o nome The Zombies e começou a dar espectáculos ao vivo nos bares da sua área, tocando o rock dos anos 50, e alguns temas de soul music, reportório comum a centenas de bandas inglesas, que despontaram naquela época.

Paul Arnold, cujo interesse pela musica e por aquela vida incerta, foi diminuindo, acabando por sair, e seguir a carreira da medicina, sendo substituído por Chris White no baixo.

Em 1962 a banda começou por fazer os seus shows em bares e pequenas festas particulares em St. Albans, conquistando um público fiel, e uma reputação alicerçada na técnica do teclista Rod Argente, e na particularidade da voz de Colin Blunstone. 

Em 1963, seria o ano em que todos começariam a Universidade, pelo que alguns dos elementos, começaram a falar em sair da banda para proseguirem os estudos. Foi quando, Rod Argent e Chris White, numa jogada de antecipação, inscreveram a banda num concurso de talentos local, "The Herts Beat Contest",  que tinha como prémio para o grupo vencedor, um contrato com a Decca Inglesa . 

Rod e Chris esperavam que se ganhassem o concurso, iriam manter a banda unida. The Zombies conseguiram então ser contratados para fazer as primeiras partes das outras bandas, tocando para grnades platéias aonde os espectadores atingiam as duas mil presenças, e mesmo antes da final, foi-lhes oferecido um contrato pela Decca. Os seus fãs organizaram um forte e constante apoio, e em consequência, The Zombies ganharam o concurso. A banda tornou-se profissional e em 1964, e começaram a gravar para a Decca.

O produtor Ken Jones ficou impressionado com a qualidade das composições de Rod Argent e de Chris White, mas apaixonou-se em particular pelo tema "She's Not There" e sugeriu que a mesma fosse o lad A do primeiro single, que já estava gravado, tendo nessa face do 45 Rpm , o clássico "Sumertime", que foi logo posto de parte. Para o lado B, foi escolhido uma composição do baixista Chris White, "You Make Me Feel Good".

A canção foi a primeira amostra, do que viriam a ser as jóias originais dos Zombies, e que iria torná-los, em retrospecto, numa das melhores bandas inglesas desse período.  O single foi um sucesso mundial em 1964. The Zombies estavam no topo da popularidade e das tabelas de vendas nos dois lados do Atlântico. Tudo corria ás mil maravilhas. "She's Not There", foi mesmo apresentada num popular programa de televisão, "Jukebox Jury", na mesma semana em que o convidado do painel de juris, era George Harrison que gostou bastante da música, e esta chegou mesmo ao primeiro lugar nos Estados Unidos.

O single seguinte, "Leave Me Be", foi bem recebido, mas não chegou a destacar~se nas listas de vendas. O terceiro single, "Tell Her No", foi um hit menor em Inglaterra, mas alcançou o Top 10 nos USA. A banda voou para os Estados Unidos e integrou um "pacote" artistico com nomes como Patti LaBelle e os Bluebells e Jackson Chuck. Em seguida, fizeram o habitual percurso pelas grandes salas de espectáculo, na terra do Tio Sam, sempre a abarrotar de jovens adolescentes, que não perdiam uma apresentação de todas as bandas inglesas que nessa altura,  "invadiram" os USA. Foi a época dourada para os grupos ingleses, que vieram posteriormente a originar que esse momento, fosse apelidado, de "The British Invasion", comandada, sem qualquer contestação pelos Fab Four de Liverpool, The Beatles.

Os Zombies também conseguiram um enorme sucesso no Japão, Filipinas, aonde tiveram cinco dos seus temas no Top 10, e em outros territórios do mundo.

De volta à Inglaterra, aonde as suas canções não conseguiam impressionar o publico, dado que a Decca, foi muito sovina no apoio, na divulgação dos temas do grupo,até porque tinha muitas outras bandas do mesmo registo, chegaram a pensar em despedir os Zombies, alegando que eles não seriam os criadores de sucessos que prometeram no inicio do contrato. Valeu o tema "Tell Her No", que vendia acima das expectativas.

"She's Coming Home" e "I Want You Back" alcançaram algum destaque no Reino Unido, mas ambas foram sucessos menores nos EUA em 1965. 

A banda também contribuiu com músicas para a banda sonora do filme "Bunny Lake Is Missing" e fez uma breve apariçaõ no mesmo. 

Outro single musicalmente excepcional, "Whenever You're Ready" também falhou na Grã-Bretanha á semelhança dos seus três antesucessores. 

Desilusão, e desespero no seio da banda com Rod e Chris, a tentarem manter o ânimo dos restantes membros. Para ajudar, tiveram igualmente alguns problemas com o produtor Ken Jones, que trabalhava com eles desde o início. Acabariam por se separar amigávelmente.

A banda estagnou, e não estava a fazer nenhum dinheiro tampouco, e embora o grupo conseguisse assinar um novo contrato com a CBS Records, os Zombies, decidiram sair da gravadora, mas não, sem antes gravarem um álbum final, "Odessey e Oracle", que foi auto-produzido com a intenção de ser mais representativo do som real da banda, e que foi concluído no Abbey Road Studios no final de 1967. De acordo com entrevistas na época, o erro ortográfico de "Odyssey", ou seja a troca do "y" por um "e", foi deliberada e tinha todos os tipos de significados profundos e significativos. Rod Argent, posteriormente, admitiu a razão mais prosaica: o artista gráfico, tinha errado a palavra, mas sem tempo para corrigir o trabalho, na gráfica, optaram por dixar sair a capa com o erro e inventaram a tal história dos significados profundos. Fizeram até uma reportagem acerca da capa, e acabando por comparar as músicas a odes de Shakespeare.

A CBS / Columbia não estava disposta a lançar um álbum de uma banda que tinham despedido, mas o produtor, Al Kooper, teclista dos Blood Sweat And Terars, lutou para que o LP fosse editado, que finalmente saiu em Julho de 1968. O primeiro single do álbum "Odessey e Oracle",foi o "Care of Cell 44" composiçaõ maravilhosa não conseguiu vender. O mesmo aconteceria com os dois singles que se seguiram. Quase como uma reflexão tardia, "Time Of The Season" foi finalmente lançado como single - um último suspiro. Nada aconteceu, mas uma estação de rádio nos Estados Unidos fez do tema o seu "power Play". Muito lentamente, a situação foi-se alterando, levando o single até ao Top 5 no final de 1968 e início de 1969.

A CBS clamavam por mais composições dos Zombies, os promotores começaram a oferecer grandes somas de dinheiro para que a banda voltasse a gravar, mas já havia passado um ano desde a separação dos Zombies e o interesse deles, diminuiu, acabando por recusar a ideia. Rod Argent e Chris White já tinham começado a trabalhar no seu novo projecto "Argent", e Colin Blunstone tinha começado uma carreira solo. Eventualmente, em pedaços, os Zombies geraram mais hits nas listas de vendas do Reino Unido durante os anos 70 do que aqueles conseguidos enquanto banda nos anos 60.

Três dos maiores sucessos dos Zombies, são agora clássicos do rock, e "She's Not There" tem sido gravado por outros artistas, tais como os Vanilla Fudge, Santana, The UK Subs, e mesmo Colin Blunstone, durante a sua carreira a solo. The Zombies reuniu ram-se em 1991 para gravarem o álbum chamado "New World" que nunca foi lançado em os EUA apesar da influência poderosa sobre Zombies bandas como The Kinks, The Left Banke, Procol Harum e inúmeros outros, The Zombies estão entre os grupos menos valorizados da história do rock.

Numa terça-feira, 25 de Novembro de 1997, no Clube de Jazz, de Londres, todos os Zombies originais voltaram ao palco e tocaram ao vivo - pela primeira vez em 28 anos!

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