sábado, 14 de janeiro de 2012

O Texas Blues

Gosto de blues e não faço grande distinção entre os diversos estillos, mas existem sempre aqueles que adoram rótulos, como uma maneira de demonstrar a sua oseudo profundidade de conhecimento. Alguns "especialistas" costumam dividir o blues em três grandes vertentes: o Delta, o Chicago e o Texas Blues. É certo que há diferenças básicas entre essas três, digamos escolas, algumas mais acústicas, outras mais electrificadas.

O que se convencionou chamar de Texas Blues é uma espécie de variação do blues original. Alguns consideram como um sub-gênero, pois tem um swing todo especial e difere dos outros estilos pelo uso mais frequente dos solos de slide guitar como ponte melódica e diferentes melodias oriundas tanto do blues como do jazz.

Historicamente, o Texas Blues começa a aparecer no início do Século XX, tocado por negros norte americanos que trabalhavam nos campos de petróleo ou na  exploração da madeira. 

Um dos primeiros criadores do estilo foi Blind Lemon Jeffersson que na década de 1920, inovou ao usar improvisações como as de jazz e um acorde único para o acompanhamento da guitarra. Johnson foi fundamental ao definir o campo de ação do estilo e serviu de base e referencia para os bluesmen que vieram depois, como Lightning Hopkins e T-Bone Walker.

Nos anos 30, durante a Grande Depressão americana, muitos bluesmen mudaram-se para as cidades do Texas, principalmente Galveston, Houston e Dallas. E foi nesses centros urbanos que apareceu uma nova onda de músicos que iriam desenvolver sobremaneira o estilo Texas Blues, como o cantor gospel e slide guitar Blind Willie Johnson e a lendária vocalista Big Mama Thornton, entre eles.

T-Bone Walker fixou-se em Los Angeles nos anos 40, onde influenciado pelo R&B, e gravou  no seu trabalho os primeiros sons de guitarra eléctrica nas gravações do blues moderno, e que seria depois aperfeiçoado em Chicago por artistas do calibre de Muddy Waters.

A base do R&B texano estava em Houston onde gravadoras como a Duke/Peacock se afirmou nos anos 50 como a plataforma para artistas que mais tarde fariam o blues eléctrico do Texas, incluindo  Johnny Copeland, Albert Collins ou mesmo Freddie King que, embora se tenha mudado cedo para Chicago, era texano de nascimento. Hide Way, por exemplo, o seu tema "assimatura", instrumental (1961) foi gravada por vários artistas, entre eles, Eric Clapton.

No final da década de 1960 e no começo dos anos 70, o Texas blues eléctrico começou a prosperar, influenciado pela música country e pelo blues-rock, particularmente nos clubes de Austin. O estilo frequentemente apresentava instrumentos como teclados e de sopro, mas tinha uma ênfase especial nos solos de guitarra.
Os mais destacados artistas que então surgiam eram os irmãos Johnny e Edgar Winter que combinaram estilos tradicionais e do sul dos EUA. Nos anos 70, Jimmy Vaughan formou a banda The Fabulous Thunderbirds e na década de 1980, o seu irmão Steve Ray Vaughan apareceu no mainstream com a sua virtuosidade, ao mesmo tempo que se destacavam os ZZ Top com a sua marca de Southern Rock.

Fonte : Mestre Joca e Wikipédia

Sem comentários: