quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Three Dog Night

De 1969-1974, ninguém tinha mais discos no Top 10, ou vendidos mais bilhetes para os seus concertos do que os Three Dog Night. Durante este período, foram sem dúvida a banda mais popular nos Estados Unidos: 21 vezes consecutivas no Top 40, 18 entradas directas no Top 20, 11 Top 10s, 7 números 1, 7 milhões de vendas de singles e 12 LPs de ouro . Em finais de 1975, tinham vendido quase 50 milhões de discos. A banda, tinha a particularidade única de ter três vocalistas distintos, Danny Hutton, Chuck Negron e Cory Wells.

Danny Hutton, tinha iniciado a sua carreira, em Setembro de 1965 no estúdio da Disney, como artista solo, tendo alcançado a posição 73ª, no Hot 100 da Billboard com uma canção chamada "Roses and Rainbows".

Chuck Negron começou a cantar a sério, no coro da faculdade e, conseguiu alguns hits menores para pequenos selos, sob o nome de Chuck Rondell. Juntou-se a uma banda de rock na universidade, tendo chegado assinado um contrato com a Columbia Records, para quem gravou uma série de singles, todos flops comerciais, como Chuck Oberon.

Cory Wells nasceu em Buffalo, Nova York e começou a cantar em bandas, ainda adolescente. Quando entrou para a Força Aérea, juntou-se a uma banda chamada "The Satellites". Quando foi desmobilizado do serviço militar, partiu para Los Angeles, para tentar a sorte no mundo da música. Durante uma actuação no "Whisky A Go-Go", Sonny e Cher ouviram-no cantar, e convidaram-no a que ele participasse no seu tour. Foi nessa tournê que ele conheceu Danny Hutton.

Danny conhecia Chuck desde a sua passagem pela gravadora Columbia, e quando Chuck retornou de uma tournê, em Agosto de 1967, Danny convidou-o a juntar-se a ele e a Cory Wells, que estava na banda residente do "Whisky A Go-Go" chamada "The Enemies". Os três cantaram "a cappella" durante horas, e no final da noite, Danny e Cory convidaram Chuck para participar de um novo grupo que estavam a formar. Sem nada no horizonte, Chuck aceitou o convite.

Danny tinha feito amizade com Brian Wilson dos Beach Boys, que queria entrar na produção de outros artistas, e este rapidamente levou os três cantores para o seu estúdio. Brian sugeriu que o novo trio se chamamsse Redwood, tendo -lhes oferecido um contrato na gravadora dos Beach Boys, a Brothers Records,comprometendo-se a escrever algum material para o primeiro álbum deles. O negócio abortou, em virtude da oposição dos restantes Beach Boys, que queriam a exclusividade das canções escritas por Brian, e só permitiam a edição de um single com temas do mano Brian. Wells, Hutton e Negron recusaram a proposta. Perder os três vocalistas, foi um erro que custou à empresa Brothers Records, milhões de dólares em royalties ao longo dos anos seguintes.

Por conta própria novamente, o trio começou a montar a sua própria banda, recrutando um por um, os elementos que seriam:  Jimmy Greenspoon nos teclados, Joe Schermie no baixo , Floyd Sneed na bateria e Michael Alsup na guitarra. Tocando em pequenos clubes da Califórnia, o conjunto ainda sem nome, ia rodando dando corpo e forma ao seu estilo único na altura. Uma noite, a namorada de Danny, June Fairchild, veio com uma sugestão. Ela tinha lido um artigo numa revista sobre os aborígenes australianos, que nas noites frias, dormiam ao lado dos seus cães para assim manterem o calor do corpo. Essas noites geladas do deserto Australiano, eram conhecidas como "three dog night", como eles eram três cantores, porque não chamarem-se Three Dog Night ? A ideia foi logo aceite unanimemente...até porque iam subir ao palco, e tinham que ser anunciados com um nome credível...o resto é história.

Actuando  todas as noites, nos clubes locais, a banda logo começou a chamar a atenção onde quer que tocassem, tendo logo ficado sob a orientação de Bill Utley, que empresariava os Turtles e os Steppenwolf. Uma noite, Utley alugou o clube Troubadour, em West Hollywood e convidou a mídia e os executivos das gravadoras locais. O show foi tão bom, que Jay Lasker, presidente da Dunhill Records ofereceu-lhes um contrato no local.

O seu primeiro álbum, "One" foi produzido por Gabriel Mekler, produtor dos Steppenwolf. Foi gravado "ao vivo", sem mais misturas, ou qualquer outro trabalho de estúdio. O primeiro single escolhido para o lançamento foi uma canção chamada "Nobody", que, ao tornar-se um sucesso regional, não poderia nunca chegar ao Top 100 da Billboard. O seguinte a sair foi o tema de Otis Redding "Try A Little Tenderness", que chegou á 29ª posição nas tabelas de vendas.

Enquanto a banda se preparava para gravar o seu segundo LP, Chuck Negron, pressionou Dunhill para lançar a música "One",que era a faixa título do primeiro álbum, por  estar convencido de que o tema poderia ser um disco de sucesso, se fosse lançado como single. Acabou por ser não só uma escolha sábia, como traria à banda o seu primeiro de muitos discos de ouro, chegando ao 1º lugar em Abril de 1969, apenas três semanas depois do seu lançamento.

O grupo não tinha intenções de gravar apenas as suas próprias músicas. Gravaram o melhor material dos melhores compositores novos e acabou com catorze álbuns de ouro, nove singles de ouro e vendeu mais de 40 milhões de unidades. Os Three Dog Night excursionaram extensivamente durante os anos setenta, quebrando recordes de público em locais que vão desde salas de concerto a estádios de futebol.

Entre 1969 e 1974, os "Three Dog Night" gravaram 18 "top 40" hits, assim distribuídos:

Try A Little Tenderness -           #29 Janeiro 1969
One -                                          # 5 Abril 1969
Easy To Be Hard -                     #4  Julho 1969
Eli's Coming -                            #10 Outubro 1969
Celebrate -                                 #15 Fevereiro 1970
Mama Told Me Not To Come - #1  Maio 1970
Out In The Country -                 #15 Agosto 1970
One Man Band -                        #19 Novembro 1970
Joy To The World -                    #1  Fevereiro 1971
Liar -                                          #7  Junho 1971
An Old Fashioned Love Song - #4  Outubro 1971
Never Been To Spain -               #5  Dezembro 1971
The Family Of Man -                 #12 Março 1971
Black and White -                      #1  Julho 1972
Pieces of April -                         #19 Outubro 1972
Shambala -                                 #3  Maio de 1973
Let Me Serenade You -              #17 Outubro 1973
The Show Must Go On -            #4  Fevereiro 1974
Sure As I'm Sittin' Here -           #16 Junho 1974
Play Something Sweet -             #33 Setembro 1974
Till The World Ends -                #32 Junho 1975

Em 1975, veio o cansaço e a desilusão geral. Saturados com tantos espectáculos, e as constantes digressões,alguns elementos da banda em especial Chuck Negron, afundaram-se nas drogas, o que veio originar constantes discussões, e cancelamentos de espectáculos. Resolveram então, de comum acordo, realizar um ultimo show, que seria de despedida. Dos 7 músicos originais, apenas Negron, Wells e Greenspoon, se apresentaram para esse evento.

Chuck Negron, viveu por muitos anos na dependência de drogas. No seu livro "Nightmare Three Dog", Negron descreve como gastou toda a sua fortuna em heroína e passou de uma estrela do rock rico e popular, a um junkie, só e doente.

Seis anos depois, em 1981, os membros da banda, sentiram a necessidade de voltar á musica, aos ensaios e á estrada. Após alguns telefonemas, reuniram-se todos, sem o baixista original, Joe Shermie, que tinha declinado o convite para a a reunião. Para sua surpresa,  descobriram que todos compartilhavam o mesmo sentimento, um ressurgimento do interesse pela música e um crescente desejo de experimentar tudo de novo. Danny Hutton disse na altura: 

"Nós tivemos um ensaio, um teste e redescobrimos a velha magia." Os Three Dog Night renasceram com 6 dos 7 membros originais. Apenas o baixista Joe Schermie estava ausente.

A magia no entanto, não conseguiu superar os problemas constantes causados pelo abuso de drogas. Um por um, os membros da banda foram snedo demitidos e substituídos. Em 10 de Dezembro de 1985, chegou a vez do cantor Chuck Negron, ser expulso do grupo, dadas as suas constantes ausências, quer em espectáculos, quer em ensaios devido ao seu vício em drogas. Só em em 1991,é que Negron se livrou do vicio e do consumo. Aproximou-se de Cory Wells, em 1993, pedindo a sua readmissão na banda, mas apesar de Danny Hutton estar ansioso por tê-lo de volta, Wells, não cedeu, e não premitiu a sua reentrada.

Em Abril de 1997, foi feita uma oferta a Negron para reintegrar a banda, mas com uma menor participação, e um menor cachet, que os outros dois cantores. A oferta foi recusada. O que poderia ter sido um grande retorno de uma das bandas de rock mais popular do mundo, acabou por não se realizar, e Wells com Hutton a dividirem os vocais, continuaram a turnê, sem Negron. 

Os processos usuais sobre o uso da sigla "Three Dog Night", nome igualmente utilizado por Chuck Negron nas suas apresentações ao vivo e a solo, correram nos tribunais, para que se decidisse, quem é que o poderia utilizar, legalmente. 1999 viu o lançamento da biografia de Chuck Negron "Nightmare Three Dog", e o seu segundo álbum, "Back Long Road", contrapartida musical do livro.

Até ao ano 2000, a banda continuou a actuar por todo o mundo, com os membros fundadores Cory Wells e Danny Hutton nos vocais, bem como o teclista Jimmy Greenspoon e Michael Allsup na guitarra. O baixista Joe Schermie, Jr., que tocou com o grupo de 1968-1973, morreu de um ataque cardíaco numa terça-feira 26 Março, 2002. Tinha acabado de fazer 55 no mês anterior.

Em maio de 2002, "Three Dog Night With The London Symphony Orchestra" foi lançado. O álbum foi gravado em Los Angeles e em Londres, no Abbey Road Studios e inclui duas novas canções "Overground" e "Sault Ste. Marie". Em Outubro de 2004, a banda lançou "The 35th Anniversary Hits Collection Featuring The London Symphony Orchestra". O álbum inclui versões ao vivo de "Eli's Coming", "Brickyard Blues", "Try a Little Tenderness" and "Family of Man".

Chuck Negron continuou a sua carreira a solo e excursionou com o ex-baterista dos Three Dog Night, Floyd Sneed. Chuck também se manteve activo no Cri-Help, Musicians Assistance Program (MAP), Hazelden Recovery Center, Music-Cares and Musicians.com, organizações que visam manter as drogas fora da indústria da música.

Em 2007, os Three Dog Night tiveram uma agenda cheia de espectáculos, enquanto Chuck Negron continuava a actuar a solo, dividindo o palco com os Blood, Sweat and Tears.

Em 24 de Outubro de 2009, os Three Dog Night lançaram duas novas canções - "Heart of Blues" / "Prayer of the Children". As músicas estão disponíveis exclusivamente on-line no iTunes, ThreeDogNight.com, Facebook e na loja do MySpace .

Embora tendo gravado um EP de cinco novas canções em 1983 e duas novas canções terem sido incluidas no álbum "Three Dog Night's 35th Anniversary Hits Collection Featuring The London Symphony Orchestra" os Three Dog Night não gravam um álbum completo, desde "American Pastime" de 1976.

Sem comentários: