quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Blood Sweat And Tears - Child is Father to the Man

A maioria das pessoas, ao falar, dos Blood Sweat And Tears, associa-os de imediato, á voz cavernosa e blusy de David Clayton-Thomas. É natural. Foi durante o seu "reinado", enquanto vocalista principal, que hits como, "Spinning Wheel," "And When I Die," e "Hi-De-Ho", atingiram as audiências mais vastas. Hoje, trago aqui á memória "da gente", o primeiro LP, do grupo, o debutante , e por vezes esquecido,"Child is Father to the Man", e Clayton-Thomas, ainda não fazia parte do grupo. Na época o line up da banda era :Al Kooper, Jim Fielder, Fred Lipsius, Randy Brecker, Jerry Weiss, Dick Halligan, Steve Katz, e Bobby Colomby .
Sem ter alcançado grande notoriedade, ou ter produzido qualquer hit,relevante, este Lp, revelou-se extraordinariamente influente, e criou espaço para bandas que apareceriam no fim dos anos 60, e posteriormente na década de 70. Falamos entre outros,dos, Steely Dan, dos Chicago Transity Authority (dos primeiros discos), dos If, e dos Electri Flag, de Mike Bloomfield, e Buddy Miles, entre outros. Do pop ao jazz, passando pelo rock, está tudo lá. Até o sinfónico, teve a sua vez.
Al Kooper, foi o produtor, teclista, guitarrista. e autor de grande parte dos temas, e foi quem reuniu, este grupo de músicos, após a sua breve passagem pelos Blues Project, de onde trouxe Steve Katz. A ideia, era formar uma banda, de rock, aonde sobressaísse o seu amor pelo Jazz, descoberto, segundo ele, através da Maynard Ferguson Orchestra.
Pensou em dar forma a este projecto em Inglaterra, mas o trabalho que tinha em Nova York, como musico de estúdio, e integrante da banda de Bob Dylan, obrigou-o, a ficar nos "states".
A intenção, era criar um som novo e diferente, que utilizassem a secção de metais, de igual modo que as guitarras. Nada que se parecesse com as secções de metais dos grupos de Rithm and Blues, em que estas, eram usadas para acentuar os coros e as repostas. Tocariam "linhas" com arranjos complexos, deixando espaço para os solos de guitarra de Steve Katz, e os improvisos, (a lembrar Jimmy Smith), do Hammond de Kooper. O mais interessante deste Lp,ao contrario do que se seguiu, o comercialíssimo, "Blood Sweat and Tears II", é que não se nota a intenção de fazer um disco comercial, vendável, optando antes por seguir uma linha hibrida, jazz/rock, no que resultou este "Child is Father to the Man", colocando-o a par de outros marcos, verdadeiras referências discográficos da grandeza, do Beggar's Banquet, dos Rolling Stones, o White Album dos Beatles ,do Velvet Underground dos Velvet Underground, do Astral Weeks do Van Morrison, e do John Wesley Harding de Bob Dylan, só para nomear alguns contemporâneos.
Incorporando temas de Tim Buckley, Harry Nilsson, Gerry Goffin e Carole King, envolvidos, pela secção de metais, e aonde se nota, o som do rock ácido, de San Francisco da época, através da guitarra de Steve Katz, é notório o casamento feliz, do Jazz com o pop rock.
A primeira faixa, "Overture", é o classico a aparecer, como base, aonde se misturam gargalhadas psicadélicas, deixando-nos em suspense, para o que se segue. O clássico aparece misturado, sem se assemelhar ao clásico de camara dos Beatles, dos Bee Gees ou até dos Left Bank. O piano de Al Kooper, usa elementos de composição,do século XVIII, ao invés de um arranjo clássico de camara, "á lá", George Martin.
É extraordináriamente refrescante, "re-ouvir",este álbum esquecido.Não deixem de o procurar.
Aqui deixo ao alinhamento das faixas:
1.Overture
2.I Love You More Than You'll Ever Know
3.Morning Glory
4.My Days Are Numbered
5.Without Her
6.Just One Smile
7.I Can't Quit Her
8.Meagan's Gypsy Eyes
9.Somethin' Goin' On
10.House in the Country
11.Modern Adventures of Plato, DioGenes & Freud, The
12.So Much Love / Underture
13.Refugee From Yuhupitz - (TRUE instrumental)
14.I Love You More Than You'll Ever Know - (demo)
15.Modern Adventures of Plato, DioGenes & Freud - (demo)

Blood Sweat & Tears em Kurpark, Germany 1974
Bobby Colomby-Drums
Jerry LaCroix-Vocals and Sax
Jerry Fisher-Vocals
Dave Bargeron-Trombone and Tuba
George Wadenius-Guitar
Larry Willis-Keyboards
Bill Tillman-Sax and Flute
Ron McClure-Bass
Tony Klatka-Trumpet

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