quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Duke Ellington, no quarter.

Jazzista Duke Ellington será o primeiro negro a ter o rosto estampando uma moeda de dólar

Foi apresentada na última terça-feira, 24 de Fevereiro, a nova moeda de 25 centavos (quarter) do dólar, numa cerimónia organizada no Museu de História Americana, em Washington.
A novidade, é que a moeda apresenta o rosto de Duke Ellington, sendo este o primeiro negro a ter a sua imagem numa moeda norte-americana.
Ed Moy, director da Casa da Moeda dos Estados Unidos, disse numa entrevista colectiva que "...assim como outros grandes americanos que tiveram sucesso no que fizeram com dedicação, Duke Ellington, destacou-se pelo seu talento, trabalho duro, paixão e perseverança".
A nova moeda é uma forma de homenagear os norte-americanos do Distrito de Columbia, que fizeram uma votação para escolher quem estaria representado nesta.
Será gravada também a frase "justiça para todos", por baixo da imagem de Duke, que aparece ao lado de seu indefectível piano. Curiosamente, o Distrito não tem um representante no Congresso com direito a voto.
Edward Kennedy Ellington nasceu em Washington, em 1899. Apresentou-se ao lado de nomes como John Coltrane, Louis Armstrong e Ella Fitzgerald. Foi premiado com 13 Grammys durante a carreira e compôs mais de 3 mil músicas.

Sem comentários: