segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fotos e Curiosidades, do Woodstock, 1969

Woodstock foi o festival de música, mais marcante da nossa época, e sem dúvida, um dos maiores do mundo. Influenciou tudo e todos que viveram esse momento, e criou expectativas, sobre o relacionamento da humanidade, que nunca se atingiram.
Para quem não sabe:
Aconteceu numa fazenda, em Bethel, Nova Iorque, durante os dias 15, 16 e 17 de Agosto de 1969 . Os promotores do evento pensaram que viriam 50 000 pessoas, por exagero. Aconteceu que apareceram mais de 400 mil, e foi o caos. Não haviam infraestruturas para atender a tanta gente.A maioria não pagou o ingresso, não havia sanitários que chegassam, não havia postos de atendimento médico,não havia locais de destribuição, venda de refeições. Consta-se, que o que não faltou, foram os cigarrinhos que faziam rir, e afins....e então foi o verdadeiro "Happenning".
Todo o evento provocou uma grande balbúrdia, com as estradas,circundantes,a Nova York congestionadas e Bethel, foi, ocasionalmente considerada “área de calamidade pública”
Sinónimo de liberdade, Woodstock recebeu a participação de vários movimentos, como: hippie, folk, rock e blues, representando a diversidade e a contestação ao conservadorismo da época. Mas hoje, como seria um “novo Woodstock”? Será que teríamos os grungies, os EMOS, os funkers, darks, góticos, hippies, rockers ou seria mais um dos tradicionais mega-shows que ocorrem em estádios de futebol?
CURIOSIDADES

- Os Grateful Dead tocaram,sob uma chuva impiedosa. Alguns dos músicos, apanharam choques eléctricos durante a sua apresentação e Phil Lesh (o baixista) ouviu a troca de informações,entre um helicóptero, a base aérea da area, através do seu amplificador de baixo enquanto tocava.

- The Doors inicialmente concordaram em tocar, pois acharam que o festival fosse ocorrer no Central Park, mas desistiram, quando souberam que o festival iria ter lugar numa fazenda isolada, fora dos limites da cidade,Nova York. Além disso, Morrison tinha a ideia de que alguém dispararia sobre ele, e o mataria quando pisasse o palco.
No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico “Let’s Go Get Stoned”.

- O grande Jimi Hendrix estava agendado para tocar no domingo, mas, pelas ocorrências inesperadas, acabou por tocar na manhã de segunda-feira, quando estavam apenas 35.000 pessoas, a assistir.

- Apesar do festival ter abrangido uma multidão de 500.000 pessoas, apenas 200 pessoas foram presas no local por ofensas, mesmo estando sob os efeitos incontestáveis das drogas.

- Foram documentadas apenas duas mortes no festival: uma pessoa morreu de overdose, a segunda pessoa morreu ao ser atropelada por um trator enquanto dormia no campo. Algumas fontes afirmam que há uma terceira morte, uma pessoa que morreu devido a uma apendicite, mas isso ainda não foi provado.

- A banda canadiana, Lighthouse estava certa de que tocaria no festival, mas, acabaram por não tocar.Recearam que a sua apresentação no festival, prejudicasse a sua imagem. è notório que se arrependeram, mas, tarde de mais.

- Os promotores entraram em contacto com John Lennon, convidando os Beatles a participar. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores recusaram.

- Para comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas reuniram-se no Woodstock ‘94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir 40 bandas, entre elas o Nine Inch Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos como Peter Gabriel, Carlos Santana e Joe Cocker.
Outra edição ocorreu em 1999, registando altos índices de violência. O evento mostrou-se economicamente inviável, e foi a última tentativa, fracassada, de reviver o mito de “paz e amor” do Woodstock original.

- Fala-se que poderá reealizar-se, aqui na Europa, mais concretamente na Alemanha, um "revival" desse marcante acontecimento. Lêr aqui.

Sem comentários: