terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Morreu o "inventor" da bateria com bombo duplo.

O baterista de jazz Louie Bellson, que tocou com artistas como Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman e com a sua falecida esposa, Pearl Bailey, morreu este sábado (14), aos 84 anos.
Bellson morreu no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, devido a complicações do mal de Parkinson após a fractura da bacia em Novembro,de acordo com a sua esposa,Francine.
A carreira de Bellson estendeu-se por mais de seis décadas, tocando em mais de 200 álbuns de grandes nomes do jazz incluindo Tommy Dorsey, Harry James, Oscar Peterson, Woody Herman, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie e Louis Armstrong.
Foi através de Ellington que ele conheceu Bailey,cantora e actriz da Broadway, com quem casou em 1952. Quando Bailey morreu em 1990 aos 72 anos, Bellson disse ao jornal “Philadelphia Daily News” que havia “perdido sua melhor amiga”.
Foi nomeado “mestre do jazz” em 1994 pelo" National Endowment for the Arts", nos EUA, como “um dos melhores bateristas de big bands durante as eras do swing e do post-swing,conhecido pela sua técnica precisa e pela invenção da bateria com bombo duplo”.
Bellson escreveu mais de 1.000 composições e arranjos para diversos gêneros, incluindo jazz, swing, peças de orquestra, sinfonias e balétts. Como escritor, publicou mais de uma dezena de livros sobre bateria e percussão.O seu último disco, “Louie & Clark expadition 2”, com o trompetista Clark Terry, foi lançado em 2008.
Ballson nasceu em 1924, na cidade de Rock Falls,em Illinois, filho de imigrantes italianos cujo sobrenome originalmente era Balassoni.
Em entrevista á “Jazz Connection” contou que ficou hipnotizado pelo som dos tambores quando o seu pai o levou a uma parada de rua quando tinha 3 anos,tendo este aberto uma loja de música, e ensinado o filho a tocar bateria e outros instrumentos.
Bellson estava ainda na adolescência quando começou a desenvolver a técnica de tocar com dois bombos.
“Eu sempre fui da opinião de que tudo que um baterista realmente precisa é de um bombo, uma tarola, alguns tom-toms, um prato de condução, outro prato de ataque, baquetas e vassourinhas”, disse Bellson à “Jazz Connection”.
“O bombo extra é a cobertura do bolo. Não significa que todo baterista precisa tocar com o bombo duplo. Para mim, funciona”.

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