quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

It might get loud

Para três dos maiores guitarristas do mundo,os seus instrumentos foram um meio de deixarem a pobreza e a vida dura, a que estariam condenados, senão fossem os virtuosos que mais tarde se viriam a revlar, na execução e na forma como tocam. É isso que mostra o documentário "It might get loud", de Davis Guggenheim, sobre Jimmy Page (ex-Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes e The Raconteurs).
O trio conta como começou a tocar guitarra, quais foram suas influências e por que é que o seu estilo de tocar é diferente dos demais. O documentário culmina com um encontro num cavernoso estúdio de Hollywood, aonde eles se envolvem em amena cavaqueira, e terminam fazendo uma jamsession,com guitarras elétricas e violões acústicos.
A trajectória dos três até ao estrelato difere bastante, até mesmo porque esse processo decorreu em continentes e gerações diferentes. Mas eles têm em comum o facto de terem usado a guitarra para abrir um mundo de possibilidades numa época em que as alternativas pareciam sombrias.
O grisalho Page, 65 anos, lembra como sentia o peso da rotina sendo músico de estúdio, fazendo a base para canções pop e jingles. Mas quando entrou para os Yardbirds, e depois participou na formação dos Led Zeppelin, um dos grandes nomes do rock na década de 1970, tudo se tornou mais claro e mais proficúo.
Para,The Edge, 47 anos, tocar numa banda irlandesa do final da década de 1970 e começo da de 80 era a hipótse de escapar á miséria,que grassava ao seu redor.
Jack White, 33, trabalhava como estofador na adolescência, mas já se interessava por música, e um dos seus primeiros discos foi lançado em conjunto com um colega de trabalho.
Guggenheim, diretor do premiado documentário ambiental, "Uma verdade inconveniente", mistura imagens do encontro,entrevistas individuais e material de arquivo dos guitarristas.
The Edge (ou David Evans), obcecado por tecnologia, relembra alguns episódios que aconteceram na sala de aula aonde os U2 ensaiavam nos seus primórdios.
"Nenhum de nós sabia tocar naquela altura. Era realmente muito ruim."
Page volta a Headley Grange, na Inglaterra, aonde o clássico dos Led Zeppelin "Stairway to heaven" foi gravado. Em sua casa, cercado por milhares de discos, um radiante Page dedilha uma guitarra, enquanto ouve "Rumble", de Link Wray, que lhe causou uma profunda impressão como guitarrista.
Numa antiga reportagem de TV, White, é questionado sobre o que gostaria de fazer na vida.
"Quero fazer pesquisa biológica", responde este.
Guggenheim afirmou que "It might get loud", exibido esta semana no Festival de Berlim,aonde cerca de mil pessoas se juntaram para ver The Edge, é diferente de outros "rockumentários".
"A maioria dos documentários de rock and roll aborda os acidentes de carro e as overdoses", escreveu ele nas notas da produção para o filme.
"Quisemos focar nas histórias e no caminho do artista, queríamos ir mais fundo abaixo da superfície."

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