quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Red Bone - Come and Get Your Love


Redbone é um termo jocoso da área de New Orleans para designar mestiços, principalmente quando a raça indígena é uma das integrantes.
Os Redbone, surgiram em 1968, em LA, através dos irmãos Pat (baixo, vocais) e Lolly Vegas (guitarra, vocais), ambos naturais de Fresno,Califórnia,USA.
A eles, juntaram-se Tony Bellamy (guitarra, teclados, vocal) e Pete DePoe (bateria, percussão, vocal). Com esta formação lançaram a maior parte de seus álbuns, sendo o mais aclamado,o "Message from a drum"", o 4º, uma verdadeira salada rítmica com r&b, soul, funk, latin, rock, jazz, fusion e...muitas percussões indígenas .
O maior hit deste Lp, acaba por ser, "The Witch Queen Of New Orleans".
"Wovoka", Lp, editado em 1974, integra o seu "million seller"."Come And Get Your Love", o seu mais rentável sucesso, e usado em diversas bandas sonoras de séries, da televisão americana.
A história musical dos manos Vegas, começou cedo, tendo alcançado sucessos menores em 1961. Como compositores, o duo teve o seu tema "Niki Hoeky", gravado por P.J. Proby e Bobbie Gentry.
DePoe, o baterista, nascido na reserva de Neath Bay, Washington, USA, com o nome de baptismo, Last Walking Bear, (O Último Urso Andante), tocava tambores cerimoniais, na sua reserva, desde muito jovem.Daí a utilização deste tipo de percussões, em quase todos os seus trabalhos., dando uma particularidade rítmica muito pessoal e diferente de tudo o que se ouvia na época. Ficou-me no ouvido, a sua versão do "Poison Ivy", da autoria de Jerry Leiber e Mike Stoller" gravado pelos Coasters,em 1959, e retomada mais tarde pelos Stones. Ao correr da tecla, lembro-me que este tema, foi igualmente alvo de uma versão em Português, de autoria de Rita Lee, e o seu Tutti-Frutti, bem como dos Rádio Taxi ,que em tradução livre, passou a ser a "Erva Venenosa".
A banda, acompanhou, durante algum tempo, Odetta e John Lee Hooker, antes de embarcarem numa carreira independente e bem sucedida, sem no entanto, terem conseguido solidificar, e dar uma maior projecção internacional, aos sucessos conseguidos nos USA.

Sem comentários: