segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Crosby, Stills e Nash - Crosby, Stills e Nash, 1969

"Crosby, Stills and Nash", Lp de estreia do trio, teve 2 temas, no Top 40 Hits.
"Marrakesh Express" e "Suite:Judy Blue Eyes," que alcançarem respectivamente, a 28ª posição em 23 de Agosto de 1969, e a 21ª, em 25 de Outubro de 1969, na lista de singles do Billboard Hot 100. O próprio álbum alcançou a 6ª posição, no Top Pop Albums da Billboard Hot 100, tendo sido uma estreia muito forte, e levando Crosby, Stills e Nash muito rápidamente, a alcançarem o estrelato mundial.
Juntamente com o álbum,” Music From Big Pink”, dos The Band, editado no ano anterior, o “Crosby, Stills & Nash “ constituiu-se num ponto de viragem, e transição, do pop rock, que reinava na década de 60, com as bandas a tocarem um rock baseado no blues, e com as guitarras, a tocarem muito alto.
Crosby, Stills, e Nash, mostraram uma nova maneira de compor, a partir das raízes do rock, utilizando folk, blues, e por vezes um cheirinho a jazz, sem parecer que estavam simplesmente a duplicar, a copiar.
Não eram só as harmonias vocais, os três, mostravam as suas próprias e distintas características.
Crosby, com a sua peculiaridade de escrever sobre temas sociais, ao mesmo tempo que conseguia criar atmosferas intimistas nos seus temas.
Stills,com as suas muitas características musicais,juntava elementos folk e rock de uma forma subtil, criando fantásticas estruturas de rock.
Por fim Nash, com as suas melodias pop, influência dos anos passados com os Hollies,criava um ambiente,digamos comercial e apelativo ás grandes audiências.
“Crosby, Stills & Nash”, foi platina dupla, e entre os seus temas mais populares, estão: "Wooden Ships" e "Helplessly Hoping.""Suite: Judy Blue Eyes" foi composta a pensar em Judy Collins, e o "Long Time Gone", foi um “comentário”, ao assassinato de Robert F. Kennedy.
Durante toda a década de 70, este álbum influenciou,toda a corrente musical a emergir nos USA, e gerou um movimento gravitacional, á volta da industria musical,galvanizando, o aparecimento de muitas bandas e artistas, nesta linha musical, muitos dos quais seriam agenciados, pela dupla Elliot Roberts, David Geffen, que eram quem representava os CSeN.
Toda esta energia, viria, na década seguinte a originar o chamado "California sound”, tendo como principais protagonistas,os Eagles, Jackson Browne,e os Fleetwood Mac post,1974, entre muitos outros.
Em 2003, o álbum foi classificado na posição 259ª , pela Rolling Stone, na lista dos 500 melhores álbuns de sempre.
Teve três reedições, masterizado por, Barry Diament na Atlantic Studios em meados da década de 80.
Remasterizado por Joe Gastwirt na Ocean View Digital, e reeditado em 16 de Agosto de 1994. Nova reedição pela, em 24 de Janeiro de 2006.

Faixas:

1. "Suite: Judy Blue Eyes" (Stills) – 7:25
2. "Marrakesh Express" (Nash) – 2:39
3. "Guinnevere" (Crosby) – 4:40
4. "You Don't Have to Cry" (Stills) – 2:45
5. "Pre-Road Downs" (Nash) – 3:01
6. "Wooden Ships" (Crosby, Stills, Paul Kantner) 5:29
7. "Lady of the Island" (Nash) – 2:39
8. "Helplessly Hoping" (Stills) – 2:41
9. "Long Time Gone" (Crosby) – 4:17
10. "49 Bye-Byes" (Stills) – 5:16

Sem comentários: