terça-feira, 31 de março de 2009

A Obra de Michel Jarre

O maestro Michel Jarre faleceu no domingo passado, como aqui dei noticia.
Isso levou-me ao baú, e ouvir algumas das suas bandas sonoras.
Lawrence of Arábia, e este fantástico Tema de Lara, "Somewere my Love", do Dr. Jivago, são talvez os mais marcantes, para mim. Mas como poderão constatar logo a seguir ao clip, Jarre era um génio no que diz respeito á composição e aos arranjos orquestrais. Estou a lembrar-me do "Unchained Melody", da banda sonora do Ghost.
Alma caridosa, publicou este clip, no Youtube, de Maurice Jarre conduzindo a Royal Philharmonic Orchestra em 1992, num concerto de homengem, ao realizador, David Lean. Delicioso. Já os flash -backs do filme, vão fazer com que reveja o dito.



Aqui vai uma lista, incompleta, das bandas sonoras, que Maurice Jarre compôs.
Obra fantástica, de um génio musical , único.

Uprising (TV) soundtrackUprising (TV)
2001


Sunshine soundtrackSunshine
2000

I Dreamed of Africa soundtrackI Dreamed of Africa
2000


A Walk in the Clouds soundtrackA Walk in the Clouds
1995

School Ties soundtrackSchool Ties
1992


Only the Lonely soundtrackOnly the Lonely
1991

Fires Within soundtrackFires Within
1991


Jacob's Ladder soundtrackJacob's Ladder
1990

Ghost soundtrackGhost
1990


After Dark, My Sweet soundtrackAfter Dark, My Sweet
1990

Enemies, a Love Story soundtrackEnemies, a Love Story
1989


Dead Poets Society soundtrackDead Poets Society
1989

Gorillas in the Mist soundtrackGorillas in the Mist
1988


Fatal Attraction soundtrackFatal Attraction
1987

Gaby soundtrackGaby
1987


The Mosquito Coast soundtrackThe Mosquito Coast
1986

Witness soundtrackWitness
1985

Mad Max Beyond Thunderdome soundtrackMad Max Beyond
Thunderd...
1985


The Bride soundtrackThe Bride
1985

Top Secret! soundtrackTop Secret!
1984


Dreamscape soundtrackDreamscape
1984

A Passage to India soundtrackA Passage to India
1984


The Year of Living Dangerously soundtrackThe Year of Living
Dang...
1983

Shogun (TV) soundtrackShogun (TV)
1980


Crossed Swords soundtrackCrossed Swords
1978

The Life and Times of Judge Roy Bean soundtrackThe Life and Times of
J...
1972


Soleil Rouge (Red Sun) soundtrackSoleil Rouge (Red Sun)
1972

The Damned (La Caduta degli Dei) soundtrackThe Damned (La
Caduta d...
1969


Grand Prix soundtrackGrand Prix
1966

Night of the Generals soundtrackNight of the Generals
1966


Is Paris Burning? soundtrackIs Paris Burning?
1966

Doctor Zhivago soundtrackDoctor Zhivago
1965

Lawrence of Arabia soundtrackLawrence of Arabia
1962




The Message / Lion of the Desert soundtrackThe Message /
Lion of the desert


Gilbert Bécaud - Le train de L' amour

Messieur, 10.000 volts...era a alcunha de Gilbért, tal era a sua energia em palco. Sempre com as suas gravatas ás bolinhas, foi sem duvida um dos meus grandes heróis. Hoje lembrei-me dele...fica a lembrança, e a saudade do tempo em que a musica francesa, fazia parte das nossas vidas. Viajáva-mos num verdadeiro "train de l'amour"...

Shutter Island

O site RopeOfSilicon divulgou, esta semana, o cartaz do novo filme de Martin Scorsese, Shutter Island. De acordo com o site, a imagem foi digitalizada do jornal alemão Zeitung, que publicou um artigo sobre a empresa distribuidora do filme.
Shutter Island é uma adaptação do livro homónimo escrito por Dennis Lehane, o mesmo autor de "Mystic River" e "Gone By Gone".
O trama desenvolve-se no ano de 1954, e conta a história do oficial federal Teddy Daniels, vivido por Leonardo DiCaprio, que investiga o desaparecimento de uma assassina que fugiu de um hospital psiquiátrico e possivelmente está escondida na Ilha Shutter.
Scorsese e DiCaprio já trabalharam juntos antes, como em Gangues de Nova York (nomeado para dez estatuetas do Oscar em 2003, incluindo melhor canção, melhor fotografia e melhor roteiro original) e O Aviador, que facturou os prémios da Academia de melhor actriz secundária, melhor figurino, melhor edição, melhor direcção de arte e melhor fotografia, em 2004.
Ben Kingsley, Mark Ruffalo, Michele Williams, Patricia Clarkson, Emily Mortimer, Jacky Haleye Max von Sydow completam o elenco. Shutter Island tem estreia prevista pra o próximo dia 2 de Outubro nos U.S.A.

Pai e Filho em palco ?!?!

Michael Jackson está a preparar um encontro familiar para a série de 50 shows que vai fazer em Londres a partir do dia 8 de Julho. Segundo o jornal inglês “Metro”, Jackson deve contar com a participação do filho mais velho, Prince Michael I na primeira apresentação da temporada.
“Existe melhor maneira de introduzir o filho ao mundo da música pop do que o ter no palco num dos shows mais aguardados da história”, diz uma fonte anónima do jornal.
Já o tabloide “The Sun” afirma que Jackson quer convidar a vencedora do reality show musical “The X factor” para participar em algumas apresentações.
“Michael tem uma lista de cantoras que poderiam substituir Janet Jackson”, conta outra fonte anônima do “Sun”, falando sobre a irmã do cantor, com quem ele faz um dueto na música “Scream”.
“Michael ainda não entrou em contacto com ela, mas é um grande fã de tudo o que ela conquistou”, completa.
A temporada de Jackson em Londres já suscitou outros boatos, que diziam que os cantores pop Justin Timberlake e Britney Spears participariam de cinco shows cada;

segunda-feira, 30 de março de 2009

Beyond Here Lies Nothin, de graça...

Bob Dylan autorizou o download gratuito de uma faixa do seu próximo álbum, Together Through Life, nesta segunda feira, 30 de Março, no seu site oficial.
"Beyond Here Lies Nothin'" ficará disponível, só durante as próximas 24 horas, informou o site da revista britânica NME.
O disco tem o seu lançamento previsto para 27 de Abril. Portanto, despachem-se.
Em Agosto de 2006, em entrevista à Rolling Stone, Dylan foi conciso ao expressar a sua opinião sobre baixar músicas de graça pela internet.
"Bem, por que não? Não valem mesmo nada."
Bob Dylan, mantém um "qui pró quo", com a pirataria desde 1970 . Nessa época, canções gravadas num hotel , em 1961, durante a tournée com os, The Band, acabaram por ser lançados num LP, bootleg, pirata, à revelia de Dylan e, principalmente, da sua gravadora, a Columbia.
Mas, em 1975, sob o título de The Basement Tapes, essas gravações foram lançadas de uma forma legal, e oficial. Desta vez Dylan antecipou-se e resolveu dar um cheirinho do seu próximo trabalho. Aproveitem.

Parabéns Ercic Clapton

No passado 11 de Fevereiro, Eric Clapton e Steve Winwood, anunciaram aa datas da tournée, que farão em 14 cidades americanas, e que se iniciará a 10 de Junho próximo, em East Rutherford, New Jersey.
A tournée, é consequência, e continuação, da colaborção destes dois dos maiores musicos, da década de sesenta, levada a cabo com grande sucesso, no concerto que deram no Chicago Crossroads Guitar Festival em Julho de 2007, seguido de outras três actuações no Madison Square Garden em Fevereiro de 2008.
Estes espectáculos, foram muito aclamados quer pela critica, quer pelo publico, e um duplo disco, DVD e CD, gravado no concerto do Madison Square Garden, é esperado lá mais para a frente, ainda este ano.
As actuações da dupla, Winwood / Clapton em 2009, estão entre as mais aguardadas, e a não perder, durante o verão que se aproxima.
Eric and Steve, serão acompanhados em palco por: Chris Stainton (keyboards), Willie Weeks (baixo) and Abe Laboriel, Jr. (bateria).
Hoje, Eric apaga as 63 velinhas no bolo de aniversário, logo mais, na festa que os amigos estão a preparar para o "Slow Hand" Clapton. Parabéns Eric. Longa vida para o "God" da guitarra.

Faleceu, Maurice Jarre

Maurice Jarre, compositor de diversas bandas sonoras de filmes que se tornaram míticos e fizeram a história do cinema, como "Lawrence da Arábia" (1962), "Doutor Jivago"(1965), e "Passagem para a Índia", (1984), faleceu na madrugada deste domingo, 29 de Março de 2009, aos 84 anos de idade, em Los Angeles, U.S.A., anunciou à AFP seu filho, Jean-Michel Jarre, confirmando a notícia divulgada pelo site "Purepeople".
Maurice Jarre nasceu em 13 de Setembro de 1924 em Lyon, França, e compôs mais de 160 partituras cinematográficas para grandes realizadores, como John Frankenheimer, Alfred Hitchcock, John Huston, Luchino Visconti e Peter Weir. Famoso pelos grandes sucessos de bilheteria, foi vencedor de três Oscars, quatro Globos de Ouros, dois BAFTA, Grammy, e ASCAP.
Tem uma estrela na calçada da fama em Hollywood Boulevard. Além de suas composições para cinema e teatro, também compôs ballets, concertos, óperas e cantatas.

Contratempos e acidentes estranhos, ao vivo

Fuji Rock Festival.

Julho de 1997

O festival japonês foi atingido por um tufão logo no seu primeiro dia. Revelando muita inconsciência, os Red Hot Chili Peppers, actuaram sob a violenta tempestade , que se abateu sob a região de Fuji, no Japão. Anthony Keictuou, o líder da banda, tinha um braço fracturado, e mesmo assim, não quis deixar de actuar, no primeiro dia. Dizem os que assistiram, que nunca mais se vão esquecer do ambiente gerado nesse espectáculo. É claro que no segundo dia, não houve nada para ninguém, a não ser vento trevoada e chuva. O festival agora é realizado em Naeba, Niigata, mas mantém o nome de 'Fuji'.

Woodstock 99. 23 a 25 de Julho de 1999.

Rome, Nova York

Imagem

Os organizadores esperavam recriar a paz e amor do evento original , mas infelizmente o Woodstock 99 agora é lembrado pelos seus incidentes de estupro, violência, incêndio criminoso e encerramento precoce.
200.000 pessoas compareceram, mas com o calor escaldante que se fazia sentir, as instalações revelaram-se improprias, e sem meios para enfrentar toda a violência que os espectadores presentes, provocaram. A polícia relatou quatro incidentes de estupro, e diversas pessoas foram presas por pilhagem e incêndio criminoso.

Frank Zappa no The Rainbow Theatre,

Londres, 1971

Apenas uma semana após ter visto todo o seu equipamento roubado na Suíça, Frank Zappa ,foi vitima de um acidente bem pior, que pôs em perigo a sua vida. Durante o "encore" do triunfante show de Londres, um fã descontrolado, empurrou Zappa, que caiu no fosso da orquestra. Os restantes membros da banda, pensaram que Zappa, não tinha sobrevivido á queda, mas, felizmente enganaram-se. Frank, teve ferimentos graves, incluindo a laringe esmagada, um trauma na cabeça, e fracturas graves na coluna, perna e pescoço. Durante o ano seguinte, Frank Zappa, só pode deslocar-se, usando uma cadeira de rodas.

Pink Floyd no Earls Court, Londres, Outubro de 1994

Imagem

Era a noite de abertura das históricas 14 noites de apresentação dos Pink Floyd em Londres. Um minuto após o início da música de abertura, 'Shine On You Crazy Diamond', um andaime com 1.200 fãs ruiu, com as pessoas caindo de uma altura de mais de 6 metros.
96, ficaram feridas, 36 delas foram internadas, com os mais variados ferimentos. O show foi cancelado imediatamente. Na apresentação agendada para a semana seguinte, Dave Gilmour brincou: “Se eu fosse a vocês, processaria alguém. Quer dizer, todos, menos eu, claro...”

My Chemical Romance no Download Festival,

Junho de 2007

Imagem

Um ano depois de ter sido bombardeado com as habituais doses maciças de garrafas , cheias de urina, no Reading Festival, o MCR teve o mesmo destino no Download Festival. Só que, desta vez, foi muito pior. Além das garrafas cheias de urina, dezenas de bolas de golfe foram igualmente atiradas para o palco. A banda , não deixou de actuar, embora um Gerard Way furioso tenha gritado ao microfone:
“Esta música chama-se 'obrigado por todas as garrafas, por todo o mijo, por todas as bolas de golfe, por todas as maçãs e toda esta atitude nojenta, que vocês fazem o favor de nos presentear”.

The Smiths no Preston Guildhall,

Newport Leisure Centre, 1986

Imagem

Na tournée de Outono, de 1986, mais dois shows acidentados. Primeiro, em Preston, alguém na plateia arremessou uma moeda na direcção de Morrissey, acertando-lhe na cabeça. Mozza abandonou o palco, e só voltou ao Guildhall, 14 anos após este incidente. Uma semana depois, um excitado espectador, em Newport puxou Morrisey agressivamente para o meio da multidão. Felizmente além do susto e da camisa esfarrapada, não houve mais nada a reportar, além do cancelamento do espectáculo.

The Stone Roses no Reading Festival,

Agosto de 1996

Imagem

Apenas seis anos depois de terem alcançado a glória com "Spike Island", The Roses, marchavam pateticamente, em direcção ao seu final. Durante o Reading Festival, Reni e John Squire, que já haviam saído da banda, deixando, Ian Brown e Mani , com a responsabilidade de fecharem, as "contas" pendentes. Tristemente, Ian Brown fez uma das apresentações mais atrozes de todos os tempos, sem chama, sem garra, só para cumprir o calendário. Os restantes elementos da banda mostravam o mesmo nível de desinteresse. Esse foi o motivo, que os espectadores aguardavam, para iniciar o bombardeamento com tudo o que tinham á mão, atingindo os músicos, que se escapuliram pelas laterais e fundo do palco, antes de ficarem feridos. A banda, separou-se pouco depois.

Metallica no Estádio Olímpico de Montreal,

8 de Agosto de 1992

Imagem

A oitava noite da tournée, que juntava, os Metallica, e os Guns N Roses, tornou-se num desastre total. Primeiro foi o líder dos Metallica, James Hetfield, que se colocou perto demais de uma boca de fogo, de uma das explosões pirotécnicas, que deflagrou durante a música de abertura, "Fade To Black". Hetfield sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau e teve que ficar sem tocar guitarra, durante boa parte do que restava da tournée. Os Metallica abandonaram o palco. Em seguida, os Guns N Roses, iniciaram a sua actuação, mas Axl Rose, o vocalista, deixou o palco logo após a primeira canção. O menino tinha dói dói no "canal da sopa", vulgo garganta. Não conseguia cantar. É claro que o povão, os pagantes, fartaram-se de barafustar, mas sem sucesso. Ficaram a ver "navios".

Qualquer show de GG Allin

Imagem

É difícil escolher um único show de GG Allin, porque todos acabavam caoticamente em destruição . GG Allin, pseudónimo de Jesus Christ Allin, foi líder de diversas bandas. Allin defecava em palco, cortava-se, com vidro e, bombardeava a assistência, com a porcaria que produzia em palco . Embora seja mais conhecido pelas suas atitudes em palco,Allin, gravou um volume significativo de material, não apenas no género punk, mas também, country e rock. Nada escapava, desde o equipamento musical até aos próprios locais de actuação. Havia sempre alguém a chamar a policia, para acabar com as batalhas campais que eram realmente o verdadeiron espactáculo. Allin, auto mutilava-se em palco e as tournées deixavam-no sempre com diversos ossos fracturados. Após várias ameaças de que cometeria suicídio em palco, o doente mental, Jesus Christ Allin, acabou por morrer de overdose de heroína em 1993.

Guns n Roses no Monsters of Rock,

Donington, Agosto de 1988

Imagem

Durante a actuação dos Guns N Roses, no festival de Castle Donington, a multidão de assistentes em frente ao palco, calcula-se que estariam aí cerca de 100.000 pessoas , foram "prensados" pelas que estava mais atrás. Gerou-se o pânico, e nem os pedidos de Axl Rose, pedindo que parassem, acalmou a multidão, e duas pessoas foram pisadas, acabando por morrer. Ignorando a atitude de Axel, alguns sectores da mídia culparam os Guns'n' Roses, da tragédia, por terem continuado a tocar.

Damageplan. Alrosa Villa, Ohio.

8 de Dezembro de 2004

Imagem

Durante o show dos Damageplan, um ex-fuzileiro naval, Nathan Gale, de seu nome, disparou 15 tiros, com uma pistola que tinha em seu poder. Três deles atingiram o lendário guitarrista dos Pantera, Dimebag Darrell, na cabeça, tendo este morte imediata. Outras três espectadores foram também mortos pelo tresloucado fuzileiro. Um espectador, Nathan Bray, de 23 anos, o roadie Erin Halk e o chefe de segurança dos Damageplan, Jeff 'Mayhem' Thompson, que tentou desarmar Gale, sem sucesso. A polícia matou o atirador, no local,com um único disparo na cabeça.

The Kinks no The Capitol Theatre,

Cardiff, 1965

Imagem

Desde a sua entrada para a banda, a relação entre o baterista Mick Avory com Dave, irmão mais novo de, Ray Davies, foi constantemente marcada pelas discussões entre os dois. Discutiam em palco, invariavelmente em todos os shows, mas talvez a mais violenta, aconteceu em em Cardiff, quando Avory, atingiu, Dave Davies, violentamente na cabeça com o pedal da bateria.
20 anos depois,Avory,acabou por sair da banda.Portanto, lá conseguiram resolver as desavenças, e manter-se unidos por duas décadas.Nada mau.

David Bowie em Oslo,

Julho de 2004

Imagem

Garrafas, são as arma preferidas quando se trata de demonstrar o desagrado quando as coisas não correm bem lá no palco. Mas em momentos de raiva, não se olha á qualidade ou dimensão das armas que se usam. Na Noruega, há alguns anos, David Bowie quase ficou cego por causa de um chupa-chupa. Sim , aquele redondinho, com palito e tudo. O rebuçado atingiu a cavidade ocular do Ziggy. Felizmente, não originou nada de muito grave. Bowie, continuou com o show, apesar do olho negro.

Guns' n' Roses no Riverport Amphitheatre,

Missouri, 2 de Julho de 1991

Imagem

O sempre pedante Axl Rose,saltou para o meio do público, neste espectáculo no Missouri, com o intuito de confrontar um espectador que, aparentemente, estava a gravar o show em vídeo. Como a segurança não tomou nenhuma decisão, não interpelou o referido espectador, Rose berrou ao micro:
"Bem, graças à porcaria da segurança, que temos, vou-me embora, vou para casa!" e atirou o microfone para o chão antes de sair. Quando o guitarrista, Slash e companhia o seguiram, a multidão, amotinou-se, envolvendo-se em pancadaria, da qual resultou várias dezenas de feridos. Rose foi acusado de incitar o tumulto.

Stooges no Detroit Michigan Palace,

em Outubro de 1973 e Fevereiro de 1974

Imagem

Iggy foi sempre associado a espectáculos caóticos, mas estes dois são os mais notórios devido ao álbum ao vivo, 'Metallic K.O', que registou todas as incidências, dos mesmos. O público na sua maioria "Motards", era hostil e desordeiro, como é seu apanágio, e Iggy, provocatóriamente, alimentava essa situação, acentuando cada uma das silabas do refrão do tema Louie Louie, em que dizia:
"You biker faggot sissies" [Seus motorads apaneleirados]. É claro que era uma adaptação feita na hora, com motivos evidentemente provocatórios. Iggy, não se coibia de o repetir alto e bom som, apontado para o publico. Não demorou muito a ter a resposta. Foi bombardeado com centenas de garrafas, e outros objectos. O jornalista Lester Bangs disse sobre o álbum:
"É um documento do holocausto de Iggy , no seu descontrole mais niilista".

The Rolling Stones em Sacramento,

Califórnia 1965

Imagem

Keith Richards desafiou os médicos toda a sua vida. O facto de ainda estar vivo depois de consumir drogas durante décadas é realmente um milagre da ciência. Em 1965, em Sacramento, as cordas da guitarra de Keith tocaram num microfone sem terra, sem estar devidamente isolado, resultando num grande choque eléctrico. Os médicos deram-lhe , 50% de hipotses de ele recuperar desse choque, mas uma hora depois, Richards, estava a saltar como se nada lhe tivesse acontecido. Não foi milagre. Foram as solas de borracha dos sapatos, que evitaram a descarga á terra, mantendo o stone, vivo, mas completamente stoned.

Altamont Free Festival.

6 de Dezembro de 1969 na Califórnia

Imagem

Talvez o mais mediático, e o que a imprensa conservadora, logo usou como bandeira para "provar" que a musica dos Stones era satânica. Diz-se que por sugestão de Jagger, a organização contratou os Hell's Angels, para fazerem a segurança do concerto. O pagamento foi em géneros, liquidos...rios de cerveja. É claro que só poderia dar pró torto. Já foi tudo contado, recontado e até filmado. O trágico, foi a morte de um espectador, Meredith Hunter, de 18 anos.

Bonnie Tyler / Meat Loaf no Reading Festival,

Agosto de 1988

Imagem

No mesmo fim de semana e no mesmo festival, estes dois pesos-pesados da música, na época, foram brindados com o arremesso de garrafas com urina, do tradicionalmente agressivo público do Reading. Um irado Meat, acabou com o show depois de duas músicas, mas Bonnie Tyler provou que é feita de material mais inflexível, enfrentando tudo e concluindo o show.

Nickelback em Portugal, 2002

Imagem

A banda de soft-rock pode fazer música da pior espécie, mas não merecia os maus-tratos que recebeu num show aqui em Portugal. O público atirou com centenas de garrafas cheias de urina, era a moda, levando Chad Kroeger e companhia a fugir do palco com nojo. Não me lembro. Tive que lêr aqui na net,no Gigwise, para realizar que afinal não somos asim de tão brandos costumes. Se a moda pega, o Socrates tem que se pôr a pau. Vaiado, já ele é. E com razão.

Uriah Heep em Dallas, 1974

Imagem

O baixista dos Uriah Heep, Gary Thain, foi electrocutado , ao pegar na sua guitarra, no inicio do espectáculo em Dallas, Texas em 1974. Não foi o único. Teve a sorte de sobreviver, para um ano depois falecer com uma overdose de heroína aos 27 anos.

Pearl Jam no Roskilde Festival.

Junho de 2000

Imagem

Um "dejá vu". O publico das filas posteriores, a empurrarem na direcção do palco como o chão estava enlameado, muitas pessoas caíram, e foram pisadas. Nove morreram e muitas mais ficaram feridas. Em 2002, os Pearl Jam escreveram uma música, 'Love Boat Captain', que fala dolorosamente da tragédia: "Lost 9 friends we'll never know... 2 years ago today".

Stone the Crows no Swansea Top Rank,

Maio de 1972

Imagem

Durante o espectáculo, o guitarrista do grupo, Les Harvey, irmão mais novo de Alex Harvey, fundador e integrante, da Sensational Alex Harvey Band , pegou num microfone que não estava devidamente, "aterrado", com as mãos húmidas. Foi electrocutado e teve morte imediata. Por ter morrido aos 27 anos, juntou-se ao tristemente famoso, Clube 27, do qual fazem parte, Jimi Hendrix, Kurt Cobain , Janis Joplin, e outros falecidos com essa idade

Beside em Bandung, Indonésia,

Fevereiro de 2008

Imagem

Depois do show para comemorar o lançamento do álbum mais recente desta banda de punk-rock, o público que abandonava o local após o término do espectáculo, "esbarrou" , com centenas de jovens, que não tinham entrado, pois o recinto era demasiado pequeno , e que agora forçavam a entrada. Resultado, dez pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Mötley Crüe. 12 de Outubro de 2005

em Casper, Wyoming

Imagem

O baterista da banda, Tommy Lee, sofreu queimaduras nos braços e no rosto quando um foguete luminoso, o atingiu enquanto este estava suspenso 9 metros acima do palco. Felizmente, os ferimentos foram leves, mas Tommy Lee, não ganhou para o susto.