sexta-feira, 20 de março de 2009

Playing for Change: Songs Around the World



Playing for Change, é o nome de um organização, que pretende, através da simbólica união de músicos do mundo inteiro, unir as nações do globo, em paz. Tarefa hercúlea, acrescento eu. Propõem-se, entretanto, lançar um cd, 'Playing for Change: Songs Around the World' a 28 de Abril próximo.
Num estúdio, á média luz, em Santa Mónica, U.S.A.,a equipe do produtor,e engenheiro de som, Mark Johnson, dá os toques finais no tema de Sam Cooke, "A Change Is Gonna Come."
Luzes vermelhas a piscar, cursores que sobem e que descem ,no painel gigante de uma mesa de mistura . A equipe está concentrada no take final.
Ajusta-se o pitch de uma guitarra eléctrica, mistura-se um pouco mais de harmónica, sobe-se o baixo um pouquinho. Cada ajuste, serve para reforçar a carga emocional das vozes de, Grandpa Elliott, um musico francês, que canta nas ruas do Quartier Latin e a do cantor compositor, Clarence Bekker. O tema que estão a misturar, combina o talento de cinco músicos, que nunca se encontraram.
"A ideia, é encontrar uma maneira de inspirar as pessoas de todo o mundo, a unirem-se", explica Johnson." Acabar com o ódio. Mostrar o que nos une. Penso que essa fonte inspiradora, pode ser a música".
O tema, que estão a misturar, é uma das dez, que farão parte do projecto "Playing for Change: Songs Around the World," a ser lançado em dois formatos, DVD/CD, a 28 de Abril, através das lojas da Starbucks.
A primeira faixa do álbum, é a cover de "Stand BY Me", da autoria de Ben E. King,interpretada por 37 musicos, da Holanda, Brasil, e Russia, entre outros. O video que foi colocado no Yutube,em Novembro, e que eu aqui postei, já foi exibido, oito milhões de vezes.
No Cd serão igualmente gravados dois temas de Bob Marley. Uma das versões, "War/No More Trouble", conta com a participação de Bono. A outra, "One Love", é cantada pelo cantor de blues, americano, Keb 'Mo' e Manu Chao, com mais 35 musicos/cantores.
Este projecto, não é o único de Playing for Change. Johnson, e a sua equipe, já realizaram os documentários, "Playing for Change: A Cinematic Discovery of Street Music" e "Playing for Change: Peace Through Music", ambos já exibidos no festival de cinema de Tribeca.
Simultaneamente, produzem video clips para músicos em todo o mundo. Muitos deles nem se conhecem. Muitos nem nunca entraram num estúdio de gravação. Perfeitos desconhecidos do grande publico.
"Musica é um divertimento, universal", diz Johnon, de 35 anos, que fundou a Playing For Change, com o produtor e amigo, Whitney Burditt, em L.A.
A interacção da equipe de Johnson, com os músicos em diferentes partes do globo, inspirou a organização, que espera oferecer facilidades, tecnologia e instrumentos musicais, aos artistas e ás suas diferentes comunidades. Neste momento,estão a trabalhar com Leseo Ramplokeng, poeta sul africano, ajudando-o a construir a Mehlo Arts Center, destinada a ensinar e a apoiar a juventude Sul Africana, de Johannesburg.
"Mark Johnson, quer mudar o mundo, usando a musica. Se o Paul McCartney, ou o Ray Charles, podem vender musica na Starbucks, porque é que, todos estes musicos que Mark está a gravar, não podem? Não é o nome. É a musica." Disse um amigo de Johnson.

Sem comentários: