quinta-feira, 26 de março de 2009

The Platters - Only You



Os Platters, foram formados em Los Angeles, California, decorria o ano de 1953, ano em que os membros originais, Tony Williams, David Lynch, Alex Hodge, e Herb Reed, resolveram assinar um contrato de meneagement com Buck Ram da Federal Records. Ram conhecera os Platters, quando estes trabalhavam como arrumadores de carros, no estacionamento da empresa. Buck tinha igualmente, uma já longa carreira como arranjador, tendo trabalhado com as bandas de Duke Ellington, Tommy Dorsey, Cab Calloway, Glenn Miller, e Count Basie. Formara-se na University de Illinois e tinha estudado musica, na Southwestern University. Após alguns sucessos menores, Ram substituiu Hodge por Paul Robi, e para tornar o grupo mais atractivo, contratou a vocalista feminina, Zola Taylor. O seu sétimo single na, Federal Recordds, "Only You" tornou-se no seu primeiro hit regional, e sem grande repercussão. Então Buck, consciente da pouca capacidade da Federal assinou um contrato com a Mercury Records, companhia de maior expressão. Tony Williams, era o vocalista principal, durante os anos de 1955 a 1960, altura em que alcançaram o maior numero de sucessos, e reconhecimento mundial. Participam em alguns filmes, entre os quais, The Girl Can't Help It e Rock Around The Clock.
Na primeira sessão de gravações para a Mercury, voltaram a gravar o "Only You". Bob Shad, que era o produtor da Mercury na altura, não queria incluir esse tema no Lp que estavam a preparar. Só a insistência de Buck Ram, que acabou por tocar piano nessa faixa, substituindo o pianista que se havia ausentado, fez com que "Only You", fosse gravado, e incluído no disco. Foi a única vez em que Buck tocou em discos dos Platters. Em 3 de Julho de 1955 "Only You" entrou nas tabelas de vendas, e disparou para o primeiro lugar na lista dos singles de Rythm and Blues. Na lista da Pop Music, ficou-se pelo 5º lugar, tendo ai permanecido durante 39 semanas. Acima de tudo, ficou como um marco, a assinalar a primeira vez em que um tema cantado por afro americanos, superou as vendas da sua "cover branca", gravada pelos Hilltoppers.
Em 1974, Ringo Starr, gravou o tema no seu álbum ,"Goodnight Viena", e pulou para o primeiro lugar, na lista, Hot Adult Contemporary Tracks, e para o 6ª lugar na lista , US Pop em 1975.
Em 1998, na "box set", Anthology, de John Lennon, pode ouvir-se um primeiro take, e que nunca foi acabado, deste mesmo tema.
A imortalidade foi conseguida por esta versão dos Platters. Podem ensaiar. É só seguir a letra. Não há como enganar. Emocionem-se.

Sem comentários: