sexta-feira, 13 de março de 2009

The Beatles - The Beatles


Há 40 anos, um dos álbuns mais importantes da história da música chegava às prateleiras das lojas. "The Beatles", mais conhecido como "White Album" , foi lançado no dia 22 de Novembro de 1968. O nono álbum oficial da banda inglesa é considerado por muitos como o melhor disco de rock de todos os tempos. Além disso, "White Album" é o trabalho mais vendido dos Beatles.
A maior parte das canções do álbum foi composta durante uma viagem dos quatro, e uma grande entourage de amigos e,"penduras", à Índia. A influência que nessa viagem foram alvo, pode ser notada em várias faixas do trabalho, que possui, de um modo geral, uma sonoridade imitada por diversas bandas até hoje - se tiverem alguma dúvida, basta ouvir o "Dig Out Your Soul", dos Oasis, lançado recentemente. Inclusive, em relação às composições, John Lennon chegou a dizer, como pode ser confirmado em "Anthology", que escreveu algumas de suas melhores canções para este disco.
Mas o "White Album" não é famoso "somente" por isso. Durante as suas sessões, Yoko Ono foi apresentada à banda. E Eric Clapton participou com um solo de guitarra histórico na faixa "While My Guitar Gently Weeps", de autoria de George Harrison. Aliás, neste álbum, além de contar com várias composições de Harrison, Ringo Starr estreou-se como compositor, com uma canção de seu próprio punho ("Don't Pass Me By").
Como se tudo isso não bastasse, o mítico disco marcou a transição, na parte técnica das gravações feitas em quatro canais para oito canais. A acrscentar: "White Album" foi o primeiro trabalho dos Beatles a ter mais de 14 faixas e o último de sua discografia a ser lançado em mono.
Se nada do que aqui escrevi os convenceu acerca da importância de "White Album", oiçam o dito. Diliciem-se com os clássicos como "Back in the U.S.S.R.", "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "While My Guitar Gently Weeps", "Blackbird", "Julia", "Birthday", "Helter Skelter" e "Revolution 1".
Nada mau, nééé?

Sem comentários: