sexta-feira, 27 de março de 2009

Rod Stewart - Unplugged... And Seated



Houve uma época, em que o tal "Acústico MTV" também foi moda nos Estados Unidos. No início dos anos 90, volta e meia um CD interessante surgia nas lojas. Eric Clapton gravou o seu "Unplugged MTV", que vendeu horrores e papou diversos prémios. Artistas como Bob Dylan, Kiss e Tony Bennett também fizeram grandes trabalhos, assim como bandas mais novas (na época), como Nirvana e Alice In Chains.
Rod Stewart foi outro cantor que gravou um dos muitos "unpluggeds" antológicos no início dos anos 90, e que agora está a ser reeditado em edição especial, que abarca faixas-bônus e DVD - a original, só em CD, foi lançada em 1993. Naquele período, Stewart já estava bem distante dos seus tempos gloriosos, mas, pelo menos, ainda não havia embarcado na onda tosca de regravar standards do cancioneiro norte-americano. Os seus últimos álbuns de estúdio haviam sido "Out Of Order" e "Vagabond Heart".
O mais interessante de "Unplugged... And Seated" é o facto de Rod Stewart ter contado com a participação especial do guitarrista Ronnie Wood, seu ex-parceiro da banda The Faces, quando Stewart estava na sua fase áurea. E foram basicamente canções dessa fase que fizeram parte do bom repertório de "Unplugged... And Seated".
Do The Faces, por exemplo, Stewart relembrou "Stay With Me", um dos grandes clássicos do rock n' roll. E do seu início de carreira, o cantor escocês pescou pérolas dos principais álbuns, como "Every Picture Tells a Story" (1971), de onde saíram a faixa-título (que ganhou uma versão folk-rock muito interessante), "Reason To Believe", "Mandolin Wind" (que, cheia de bandolins, ficou bonita) e "Maggie May", o maior destaque do álbum, com uma sensacional versão que começa lenta e termina em uma verdadeira catarse.
Além de "Every Picture Tells a Story", Rod Stewart passeia por outros álbuns importantes de sua carreira, como "Gasoline Alley", representado pelo country-rock "Cut Across Shorty" e por "Gasoline Alley", que entrou como faixa-bônus da nova edição de "Unplugged... And Seated", "Foot Loose & Fancy Free", "Hot Legs", a primeira do álbum, e que já dá indicações de como o álbum vai ser speedado. "A Night On The Town" (das músicas "The First Cut Is The Deepest" e "Tonight's The Night", que ganhou versão superior à original neste acústico, e o seminal álbum solo de Stewart, "An Old Raincoat Won't Ever Let You Down", muito bem representado pela pérola "Hadbags And Gladrags".
"Unplugged... And Seated" ainda traz canções mais recentes , se tivermos como referência o ano de 1993, como "Have I Told You Lately?" - música de Van Morrison gravada por Stewart no disco "Vagabond Heart, - "Forever Young", que faz parte do CD como faixa-bônus, e não estava presente no original de 1993, além de "People Get Ready", música de Curtis Mayfield, e que só havia sido lançada por Stewart num single ao lado do guitarrista Jeff Beck. Esta última ganhou um belo arranjo com uma orquestra de cordas. Vale destacar também a versão para "Having a Party", música de Sam Cooke, e que fecha o CD em grande estilo.
Mas a grande cereja do bolo desta edição especial é o DVD que acompanha o CD, e que estava até então inédito no mercado. O vídeo traz a edição do programa que foi ao ar pela própria MTV em 1993. Das 17 canções que fazem parte do CD, 13 entraram no DVD ("Forever Young", "Highgate Shuffle", "Gasoline Alley" e "The First Cut Is The Deepest" ficaram de fora), que teve áudio e imagem recuperados, embora esta última não seja nada muito sensacional. Pena também que não tenham resgatado todas as canções do especial para o vídeo, limitando-se ao programa televisivo.
De qualquer forma, tendo em vista os 16 anos de espera, os fãs de Rod Stewart não se vão importar. Até mesmo porque, o seu "Unplugged... And Seated" é um dos melhores discos gerados pelo programa "Acústico" da MTV. E, 16 anos depois, está ainda mais gostoso ouvi-lo.

Obrigado,Luiz Felipe Carneiro
,(parceria) www.sidneyrezende.com/

Sem comentários: