quinta-feira, 26 de março de 2009

Gene Vincent - Be Bop -A- Lula


Gene Vincent - Be-Bop-A-Lula (1ª Actuação, no Town Hall Party em 1958)

Em 1956, travava-se uma enorme batalha entre as companhias americanas, para ver qual delas ficava com o maior e melhor, numero de artistas, que apareciam como cogumelos. Era um mercado totalmente novo e desconhecido, e o produto, era problemático. Os conservadores, chegavam a organizar sessões de quebra disco. Era a musica do diabo esse novo Rock' n Roll. Estava a provocar um mudança enorme nos comportamentos sociais dos jovens. Mas era um movimento imparável. Era um movimento libertário, e libertador.
A RCA, tinha assinado com Elvis Presley, que com os seus movimentos de quadris, estava apôr os cabelos em pé a todos os paizinhos e mãezinhas americanos, da classe média. Era demasiado explicito e o ritmo, era coisa de selvagens, de negros. Para contrapôr, a Capitol Recprds, asinou com este menino. Gene Vincent e os Blue Caps. Dizia-se que ao pé destes, Elvis era um anjo.
Inclusivé, Gene Vincent, foi preso, após cantar, num espectáculo ao vivo, a "Woman Love", acusado de práticas obscenas em publico.
O lado B desse single, viria a tornar-se num dos mais significativos hinos do Rock'n Roll, e uma das mais bem conseguidas canções dessa década. "Be-Bop-A-Lula". Na guitarra, o lendário Cliff Gallup . Nunca foi desvendado, quem era a tal Lula.

Sem comentários: