sexta-feira, 20 de março de 2009

Rumors - Fleetwood Mac

Nos anos setenta, após o anuncio oficial da separação dos Beatles, a minha geração, ficou orfã. O sonho tinha acabado, e estávamos a acordar, para entrar num enorme pesadelo. O mundo sem os Beatles. E agora??? Não se descortinava nada, nem ninguém que pudesse dar continuidade, á "Long an Winding Road", que eles nos tinham indicado. Era o marasmo. A desilusão.
Quando se pensava que o pior já tinha acontecido, eis que, a traição acontece nas nossas hostes. Os Bee Gees, transformam-se na bandeira do Disco Sound. Como é que era possivel ?!?!?, um dos nossos companheiros de estrada, que nos tinha guiado até Massachussets, virava-nos as costas, e passavam a debitar, com voz de falsete traidor , aquela musica acéfala, em que o pessoal dançava a dois metros de distância, a abanar o capacete, como se estivéssemos todos a sofrer de epilepsia. Ultraje supremo. Juntaram-se ao Peter Frampton e a outros e deram cabo de uma obra prima, transformando Sgt. Peppers, num filme de pacotilha, assassinando os temas de Johnn e Paul. Era realmente o fim.
O fool, Paul, estava on the hill, lá nas escócias. George perdia-se lá pelos Bangla Desh, John amancebara-se com aquela tal de Yoko, e passava a vida a infernizar o Paul com mensagens, insultuosas. Do Ringo, sabia-se que andava lá por L.A. Mas era tudo mau demais para ser verdade. Pois neste ambiente depressivo aconteceu uma lufada de ar fresco.
Rumors. É verdade, os Fleetwood lançavam o disco que iria dar alguma alegria ao pessoal da Pepper Land, correndo com os Blue Minies, para fora da cidade. Para quem tinha perdido tudo, qualquer coisa que nos trouxesse de volta algo que se parecesse com o som perdido, era um banquete, e este disco, foi além de tudo, a abertura de uma janela, do quarto escuro em que estávamos. Era um dos nossos, que estava de volta. Bom, não era bem assim, mas já não era mau.


Nos anos sessenta este grupo era um dos maiores expoentes do British Blues, mas depois da saída de membros importantes como Peter Green e Jeremy Spencer, ambos completamente passados, a banda desorientou-se, e foi na direcção de uma tendência cada vez mais comercial. De 1971 até 1974 lançaram alguns discos “mais ou menos”. A formação já contava com, Christine Anne Perfect, que após o seu casamento com o baixista, John McVie, passara a ser Christine MacVie, e intergrara a banda como pianista e compositora, tendo nessa época deixado os Chicken Shack. Mas o fim dos Fleetwood Mac, parecia eminente. Foi o que pensou o experiente cantor e guitarrista Bob Welch. E saiu. Ai, não havia outra solução para Mick Fleetwood, que foi procurar um substituto para o seu front-man, acabando por encontrar dois: o cantor e guitarrista Lindsey Buckingham e a sua namorada Stephanie, "Stevie", Nicks.
Um belo dia, Fleetwood estava no estúdio de Keith Olsen, na Califórnia, que estava a nisturar uma música chamada “Frozen Love”, do duo Buckingham, Nicks. Gostou do trabalho de Lindsey e resolveu convida-lo para se juntar aos Fleetwood Mac.
Lindsey concordou, impondo a condição de que a sua parceira musical também pudesse fazer parte da banda.
O primeiro disco com a nova formação saiu em 1975, tinha apenas o nome do grupo na capa, como se fosse o primeiro disco da banda, e até se pode dizer que foi, pois depois daquele disco os Fleetwood Mac eram definitivamente outra banda.
Com esse trabalho, conseguiram o primeiro lugar das vendas nos EUA e o 18º no Reino Unido.
O disco seguinte, em 1977, foi justamente o Rumours um dos maiores sucessos da música Pop de todos os tempos, primeiro lugar em Inglaterra e nos Estados Unidos, aonde vendeu 18 milhões de cópias, ficando 31 semanas no topo da lista.
Do disco foram saindo singles clássicos como, "Don't Stop," "Go Your Own Way," "You Make Loving Fun," e a número um, "Dreams."
Todo este sucesso, rendeu um Grammy como Album of the Year (álbum do ano).
Há já algum tempo atrás, exactamente no dia , 23 de Março de 2004, saiu o "Rumours Studio Demos". Como o próprio nome já revela, traz demos e out takes das sessões de gravação de Rumours. Há quem diga que algumas faixas são até melhores do que as editadas no original. É o caso de “Oh Daddy” aonde o backing vocal de Stevie Nicks é mais proeminente. As duas versões apresentadas para “Gold Dust Woman” são bem interessantes,assim como a variante instrumental de “The Chain”.
“Think About Me” é uma faixa que não entrou no disco, porém, mais tarde, foi editada no disco Bella Donna (1981) de Stevie Nicks e esta versão é mais bluesy e consequentemente mais do meu agrado.
Enfim, ouvir Rumours Studio Demos é rever velhos clássicos com roupagem diferente. Músicas que marcaram uma época e, que trouxeram uma perspectiva diferente para a Pop, after disco.


Aqui , um dos discos de ouro, que o original, ganhou. Este está aqui em Portugal. Está em casa do Eduardo Quintela, que foi casado com a Christine, que de Perfect, passou a McVie e por ultimo a Christine Quintela. O Eduardo é o autor de alguns temas dos Fleetwood, foi o pianista e produtor deles por algum tempo. Um dos seus temas, Litle Lies, do "Tango in the Night" de 1987, teve também direito a disco de ouro.
Um dia destes, conto a história.

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