terça-feira, 3 de março de 2009

Tina "Diva" Turner


Pequena bio de Tina Turner, em 20 parágrafos.
1. Tina,aliás, Anna Mae Bullock,nasceu numa pequena cidade do sul dos USA, no Tennessee, Nutbush, cidade que ela imortalizou na sua composição, Nutbush City Limits.
2. Quando frequentava a universidade, a sua irmã,Allene, levou-a ao Club Imperial em St Louis,aonde conheceu Ike Turner. Quando em 1960, a cantora que deveria gravar o single, "A Fool For Love", de autoria de Ike,não apareceu em estúdio, Tina,ocupou o seu lugar, tendo o tema, alcançado o segundo lugar nas listas de vendas dos singles de R&B, e a posição 30,na lista dos Pop Hits.
3. Ike, criou e "treinou", a imagem de Tina em palco.Obrigava-a a usar as longas e loiras cabeleiras postiças,e as arrojadas mini saias,incitando-a a ter uma atitude agressiva e sensual.É corrente, que por vezes,ou melhor dizendo,muitas vezes Ike, chegava a "roupa ao pêlo" a Tina,após ou durante violentas e furiosas cenas de ciúmes.
4. Mick Jagger, é apontado como tendo "roubado",muito da sua coreografia em palco, ao "cardápio", de Tina,após, Ike e Tina, terem participado na tournée dos Stones em 1969 nos USA.
5. Outro grande admirador de Tina, era o produtor Phil Spector,que terá orientado, o duo, a procurarem outro género de público, além dos fãs da R&B. Durante as gravações de River Deep, Mountain High, Spector terá puxado, Tina a um limite tal, que ela,durante as gravações deste Hit, num estúdio, quente e pouco arejado, terá terminado em "top less"...mas com o sutiã, en su sitio, claro.
6. O maior hit de Ike & Tina, foi uma cover dos Creedence Clearwater Rivival, com um arranjo sensacional do Ike.Falamos de Proud Mary, que atingiu, a quarta posição nos charts, e ganhou um Grammy.
7. Ike, era consumidor de cocaína.Abusador mesmo.Na sua biografia,Tina conta que Ike a espancava violentamente,e que de tanto "snifar" a cocaína, o marido acabou por ter as narinas perfuradas...Neste período, e como refugio,Tina converteu-se ao Budaísmo, tornando-se membro praticante da Nichiren Shoshu Buddhist,o que a levava a rezar, três horas por dia.
8. Os seus dois primeiros álbuns a solo, incluindo o Acid Queen,de 1975,que originou a sua participação na ópera musical dos Who,Tommy, foram flops desastrosos.
9. Em 1976,Tina fugiu de Ike,após mais uma cena de pancadaria, antes de um show em Dallas.Levou com ela um cartão de crédito de um posto de abastecimento de gasolina e 36 cêntimos.Divorciaram-se em 1978,tendo Tina ficado com as responsabilidades, das dividas, decorrentes dos cancelamentos dos vários espectáculos que já estavam agendados, bem como dos impostos por pagar.
10. Os dois álbuns, a solo, que se seguiram,um com covers de rock, e o outro com baladas românticas,tiveram o destino dos antecessores.Insucesso total.Em 1981, Tina arrastava-se pelos bares e lounges de Hoteis, em gigs, de sobrevivência. Nenhuma editora queria assinar com ela. Só quando veio para a Europa, a convite dos British Electric Foundation,(BEF), banda de Sheffield, formada por elementos dos Human League, após dissolução deste grupo, é que as oportunidades começaram a aparecer.
11. Let's Stay Together, de Al Green, viria a ser, o "pontapé de saida", para o segundo e glorioso momento da carreira de Tina. Com o autobiográfico, What's Love Got to Do With It?, Tina ocupou o lugar da artista feminina mais velha dos USA, a ter um Hit em 1º lugar, nas listas de vendas. Contudo,foi o álbum "Private Dancer", que solidificou a sua reputação como cantora e performer. O engraçado, é Tina ter declarado que em vez do formato do Private Dancer, queria, nessa época gravar um álbum mais ácido, mais rock, á semelhança dos álbuns dos AC/DC.
12. Depois veio o cinema.Mad Max: Beyond Thunderdome.Ácerca da sua personagem ,Aunty Entity,Tina disse:
"Acabou por não ser a fera que eu queria que Aunty fosse....não gosto de vêr pessoas a dormir nos cinemas".
13. Após a sua presença ao lado de Mick Jagger em 1985, no Live Aid, Tina apareceu igualmente num programa de televisão com David Bowie. Este era um grande admirador de Tina, mas nunca a havia conhecido, até que nesse programa, cantou com ela o Tonight. De acordo com declarações da diva, no video,quando Bowie lhe segreda ao ouvido, é para lhe fazer uma proposta inequivoca. Ela ri-se, e o resto do video, é um par ternurento, que se deixa enlear, pela sensualidade do tema.
14. Após ter deixado Ike,Tina não teve nenhum relacionamento amoroso, até 1985, quando se apaixonou,por um executivo da industria discográfica, o alemão Erwin Bach, 17 anos mais novo. Conheceram-se em Heathrow, aeroporto de Londres, começaram a namorar,e acabaram vivendo juntos em Colónia, na Alemanha.
15. Em finais de 1988,com a tournée"Break Every Rule",Tina bateu o record da maior audiência, num concerto de um artista a solo.184,000 pessoas,no Maracanã no Rio de Janeiro.
16. O recorde de Tina, ainda se mantém no Guinness Book of Records, pela venda do maior numero de bilhetes para um concerto de um artista a actuar a solo, em toda a história da industria musical.
17. Em 1994, Tina e Erwin, mudaram-se para, Küsnacht, Zürich, na Suiça, e compraram uma luxuosa vivenda em Nice, Côte d' Azur, França, aonde ainda residem.
18. A Tennessee State Route 19, entre Brownsville e Nutbush, foi nomeada,Tina Turner Highway em 2001.
19. Quando em 2005, foi homenageada, no Kennedy Centre Honours, o presidente George W Bush, ousou declarar, na White House, na recepção que se seguiu, que Tina tinha as "pernas mais famosas do showbusiness".
20. Ao lado de Beyoncé, no Grammys, de 2008, Tina fez a sua primeira aparição em publico desde 2000. Aí a Acid Queen, anunciou que o seu espectáculo "Tina! 50th Anniversary Tour"terá inicio em Outubro de 2009. E este será a sua ultima tournée, pois Tina disse que daqui a dois anos, entrará na casa dos setenta, não sabendo como vais estar fisicamente.

Sem comentários: