Algumas semanas atrás, a gravadora Motown comemorou o seu cinquentenário. Actualmente, Michael Jackson está também,com 50 anos. Assim, nada mais apropriado do que a Motown lançar um álbum triplo com os... 50 maiores sucessos de Michael Jackson.No final do ano passado, foram lançadas diversas edições da colectânea "King Of Pop". Diversos países tiveram direito a uma edição da colectânea exclusiva, com as faixas escolhidas pelos fãs. O problema é que os fãs só podiam votar nas canções lançadas a partir do álbum "Off The Wall", que saiu em 1979, quando iniciou a sua milionária parceria com Quincy Jones. E como Michael Jackson começou a sua carreira aos cinco anos de idade (e aos oito já fazia sucesso ao lado de seus irmãos no Jackson 5, que assinou contrato com a Motown dois anos depois), muita, mas muita coisa ficou de fora.
Para quem não possui os inúmeros álbuns originais dos Jackson 5 e os quatro discos lançados por Michael Jackson entre 1972 e 1975, "The Motown Years", com as 50 faixas que varrem todo esse período, é uma excelente compra.
O mais interessante a ser notado nessas 50 faixas são as influências que fizeram de Michael Jackson o maior artista do mundo entre o final da década de 70 e o início da de 80. Toda a génese de álbuns como "Off The Wall" (1979) e "Thriller (1982) pode ser encontrada nas suas primeiras gravações com o Jackson 5, que apresentavam uma mistura de soul, rhythm and blues e gospel (imersa nas influências de Sam Cooke, James Brown, Ray Charles e Stevie Wonder) para ninguém pôr defeito. Michael Jackson tinha meros dez anos naquele período. E como seria bom se ele voltasse a ter dez anos hoje...
Com 13 anos de idade, Michael Jackson e seus irmão já haviam alcançado o topo da lista de singles da Billboard em quatro ocasiões, com as músicas "I Want You Back", "ABC", "The Love You Save" e "I'll Be There", todas elas presentes nesta compilação. Além desses hits inesquecíveis, "The Motown Years" traz outras inúmeras pérolas, como "Never Can Say Goodbye", "Doctor My Eyes", "Maybe Tomorrow" e "It's Great To Be Here".
Os dois primeiros CDs cobrem exactamente a fase do Jackson 5. O terceiro é dedicado exclusivamente a obra de Michael Jackson fora do conjunto. Em 1971, a Motown viu que aquele garotito mais novo dos Jackson 5 era a sua grande estrela. Não havia dúvida disso. Assim, Michael Jackson acabou tendo a oportunidade de gravar o seu primeiro álbum solo, intitulado "Got To Be There", e lançado em Janeiro de 1972. Composto por canções de diversos artistas, e nenhuma de Jackson, o álbum rendeu belas músicas na voz de Michael Jackson, como "You've Got a Friend" (aquela mesma de Carole King, e que tanto sucesso faz na voz de James Taylor), "Ain't No Sunshine" e a faixa-título, que fez muito sucesso, e alcançou o "top five" da lista da Billboard.
Os seus três álbuns seguintes ("Ben", "Music & Me" e "Forever, Michael") seguiram o mesmo caminho, com um grande número de hits, como "Ben", "My Girl", "Music And Me", "One Day In Your Life" e "Just a Little Bit Of Me", todas elas também presentes no "The Motown Years".
Sem comentários:
Enviar um comentário